O Goodwood Festival of Speed é um dos mais prestigiados eventos do mundo dedicados ao automóvel e ao desporto motorizado. Realiza-se anualmente em Goodwood House, uma propriedade histórica situada em West Sussex, Inglaterra, desde 1993. A edição de 2025 decorreu entre os dias 10 e 13 de julho, teve como tema principal a celebração dos 75 anos da Fórmula 1 e reuniu alguns dos maiores campeões mundiais da modalidade.

Com o título “The Winning Formula – Champions and Challengers”, o evento deste ano teve como objetivo homenagear o nascimento da Fórmula 1, que ocorreu a 13 de maio de 1950, no famoso circuito de Silverstone, em Inglaterra. Estiveram presentes mais de 80 monolugares de Fórmula 1 e alguns dos principais campeões mundiais da categoria máxima do desporto motorizado.

Sete campeões mundiais, com um total de 14 títulos entre eles, juntaram-se para partilhar histórias e recordar alguns dos momentos mais marcantes da época de ouro da Fórmula 1, representando assim quatro décadas da modalidade entre 1969 e 1999.

Entre os convidados deste ano estiveram os pilotos Sir Jackie Stewart (1969, 1971, 1973), Emerson Fittipaldi (1972, 1974), Mario Andretti (1978), Alain Prost (1985, 1986, 1989, 1993), Nigel Mansell (1992) e Mika Häkkinen (1998, 1999).

Antigos campeões do mundo ao volante de máquinas lendárias

Mas estes campeões mundiais não vieram apenas para acenar aos fãs – também subiram ao volante de alguns dos monolugares mais icónicos da história da Fórmula 1.

A homenagem começou com os filhos de Jackie Stewart guiando os carros Tyrrell 003 e 006, seguidos por lendas dos anos 1970 como Emerson Fittipaldi no Lotus 72 e Mario Andretti no Lotus 79. O desfile continuou com Jacques Villeneuve ao volante do Ferrari 312 B3 de Niki Lauda, Nigel Mansell no icónico Williams FW14B "Red 5", e Mika Häkkinen no McLaren MP4/13. Já Alain Prost fechou com chave de ouro ao conduzir o lendário McLaren MP4/4.

Esteban Ocon, de França, ao volante do Haas F1 VF-24 Ferrari n.º 31 no Goodwood Festival of Speed 2025, que decorreu nos jardins envolventes à Goodwood House, em West Sussex.
Esteban Ocon, de França, ao volante do Haas F1 VF-24 Ferrari n.º 31 no Goodwood Festival of Speed 2025, que decorreu nos jardins envolventes à Goodwood House, em West Sussex. Bob McCaffrey

Outros nomes do atual pelotão da Fórmula 1, como os pilotos Esteban Ocon e Oliver "Ollie" Bearman, bem como o chefe de equipa Ayao Komatsu, marcaram presença no evento em representação da Haas F1 Team (MoneyGram Haas). A equipa participou pela primeira vez no Festival para assinalar o seu 10.º aniversário na Fórmula 1.

O Goodwood Festival of Speed 2025 terá acolhido cerca de 200.000 visitantes ao longo dos quatro dias do evento, consolidando-se, uma vez mais, como uma das maiores e mais emblemáticas celebrações do desporto motorizado a nível mundial.