1913 -- São publicadas as primeiras palavras cruzadas no New York World.
1917 - O ator português Vasco Santana estreia-se no palco do Teatro Avenida, em Lisboa, na figura de "compére" de uma revista da época.- Nasce o trompetista de jazz e compositor norte-americano Dizzy Gillespie.1931 -- Morre, aos 69 anos, o escritor austríaco Arthur Schnitzler, autor de "História de Um Sonho".1945 - As mulheres francesas exercem pela primeira vez o direito de voto.1950 - Tropas chinesas começam a ocupação do Tibete.
1959 - Abre ao público o Museu Guggenheim, em Nova Iorque.
1962 -- John F Kennedy, presidente dos EUA, ordena um ataque militar a Cuba (para dia 22).
Há disparos de advertência dirigidos às embarcações próximas da chamada "linha de quarentena" estabelecida pelos norte-americanos.
1965 - A Organização de Unidade Africana decide apoiar a intensificação da luta pela independência, nos territórios sob administração portuguesa.1966 - Morrem perto de 150 pessoas no desabamento de uma mina de carvão, no Sul do País de Gales. 1967 - Realiza-se a grande manifestação de Washington contra a presença dos EUA no Vietname.1969 - A vitória do SPD, na Alemanha Federal, garante a Chancelaria ao social-democrata Willy Brandt.- Morre, com 47 anos, o escritor norte-americano Jack Kerouac, autor de "Pela Estrada Fora", referência da geração "beat".1973 - Crise do petróleo. Quatro estados do Golfo Pérsico cortam o fornecimento de petróleo aos EUA, pelo apoio a Israel, no conflito no Médio Oriente.1974 - Assinatura do acordo de cessar-fogo entre as forças militares portuguesas e o MPLA.1982 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor colombiano Gabriel García Márquez, autor de "Cem Anos de Solidão".- O austríaco Niki Lauda vence o Grande Prémio de Portugal de Fórmula Um e sagra-se campeão mundial da modalidade.
1983 -- O navio-escola Polar (ex "ANNE LINDE") é incorporado na Marinha Portuguesa.1984 - Morre o cineasta francês François Truffaut, nome essencial da "nouvelle vague", autor de "400 Coups", "Jules e Jim", "A Noite Americana". Tinha 52 anos.1987 - O Prémio Nobel da Economia é atribuído ao norte-americano Robert M.Solow, pelo contributo para a teoria do crescimento económico.1988 - O antigo presidente das Filipinas Ferdinando Marcos e a mulher, Imelda, são acusados de fraude e corrupção pela Justiça da cidade de Nova Iorque.1991 - A escritora Natália Correia recebe o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, por "Sonetos Românticos".
1994 - Os EUA e a Coreia do Norte assinam, em Genebra, o acordo para a reestruturação do programa nuclear de Pyongyang.1996 - Portugal é eleito membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.- Morre, com 86 anos, Mário Cal Brandão, advogado e fundador do Partido Socialista.
1998 - Início da comercialização do Viagra em Portugal.2003 - Entra em vigor a proibição de circulação no espaço europeu de navios de casco simples que transportem produtos petrolíferos pesados.- As Nações Unidas aprovam a resolução que exige a Israel suspender a construção do chamado "muro de segurança", nos territórios palestinianos. Telavive ignora a decisão.- Morre, com 34 anos, o músico folk norte-americano Elliott Smith.2004 - O sargento norte-americano Ivan Frederick é condenado a oito anos de prisão, pelos atos de tortura, na prisão de Abu Ghraib, no Iraque.2005 -- O Presidente da República, Jorge Sampaio, promulga a lei que põe fim aos privilégios dos titulares de cargos políticos.2006 - A justiça chilena autoriza o juiz espanhol Baltasar Garzón a interrogar o general Augusto Pinochet e a mulher, no caso das contas secretas mantidas no estrangeiro pelo ex-ditador.- Privatização da Galp Energia. O preço por ação é fixado em 5,81 euros.
2007 - O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, conquista pela 1.ª vez na sua carreira o Mundial de fórmula 1, ao vencer o Grande Prémio do Brasil, em São Paulo.
- A cápsula espacial Soyouz aterra com sucesso no Cazaquistão com os dois cosmonautas russos que estavam a residir na Estação Espacial Internacional e o primeiro astronauta da Malásia
2008 - O Presidente da República, Cavaco Silva, promulga a nova Lei do Divórcio, deixando, contudo, um alerta para as situações de "profunda injustiça" a que este regime jurídico irá conduzir na prática, sobretudo para os mais vulneráveis
- Mais de 60 pessoas morrem e 50 mil têm de abandonar as suas casas, na Índia, devido à violência de fundamentalistas hindus contra cristãos.
2009 - O arquiteto português David Mares, de 26 anos, vence o Prémio do Público do concurso internacional de design de abrigos do Museu Guggenheim de Nova Iorque, com um modelo que conjuga aço, madeira e cortiça.
2010 - O Parlamento Europeu atribui o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento ao dissidente cubano Guillermo Fariñas, que se manteve em greve de fome contra o governo dos irmãos Castro durante mais de quatro meses.
- A biblioteca particular de Fernando Pessoa, a primeira biblioteca portuguesa a ser integralmente digitalizada, passa a estar disponível online, por iniciativa da Biblioteca Nacional de Portugal.
- O fadista Manuel Domingues, que venceu o Prémio Amália Rodrigues de fado amador em 2006, morre aos 62 anos.
2011 - Os ministros das finanças da Zona Euro aprovam o desembolso de uma nova tranche de oito mil milhões de euros da ajuda financeira à Grécia.
2012 -- Morre Alfred ("Alf") Kumalo, repórter-fotográfico que se notabilizou por ter registado alguns dos maiores momentos da luta de libertação da maioria negra sul-africana. Tinha 82 anos.
- Morre, com 80 anos, Yash Chopra, cineasta indiano, conhecido como o "Rei do Romance" da indústria cinematográfica de Bollywood, pelas clássicas histórias de amor.
2013 -- Entrega do navio-escola Polar à Marinha portuguesa.
- A Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, denuncia o acordo de paz que assinou em 1992 com o governo de Maputo, após a base do seu líder, Afonso Dhlakama, ter sido atacada e tomada pelo exército.
- O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, faz o discurso de despedida perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na véspera da eleição da "Comissão Juncker", e dois dias depois participa no seu último Conselho Europeu, no qual os líderes da UE fecharam um acordo sobre a política energética e climática da União até 2030.
2014 - A Assembleia Geral da ONU elege Portugal, com 184 votos, para o Conselho de Direitos Humanos, organismo que observa a proteção e a promoção internacional dos direitos humanos, na reunião que decorreu em Nova Iorque.
- Morre, aos 93 anos, Ben Bradlee, antigo editor principal do Washington Post que supervisionou a cobertura do escândalo do Watergate.
- Gerd Bonk, antigo halterofilista alemão medalhado olímpico em 1972 e 1976 com a bandeira da ex-República Democrática Alemã, morre aos 63 anos.
2015 - O ex-presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, vê as medidas de coação alteradas, podendo ficar em liberdade, mediante o pagamento de uma caução de três milhões de euros, anuncia o Ministério Público.
- O Canadá decide retomar as importações de carne de bovino produzida em 19 Estados-membros da União Europeia, incluindo Portugal, que estavam interditas desde 1996 por causa da "doença das vacas loucas".
2016 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o decreto que regulamenta o acesso à atividade e ao mercado dos transportes em táxi, para reforçar as "medidas dissuasoras de atividade ilegal" no setor.
2017 -- Morre, aos 89 anos, Fats Domino, músico norte-americano pioneiro do rock'n'roll, conhecido por canções como "Blueberry Hill" e "Ain't that a shame".
===========.Este é o ducentésimo nonagésimo quarto dia do ano. Faltam 71 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: "Não há ato mais corajoso nem mais belo do que o da partida". Isabelle Eberhardt (1877-1904), escritora, exploradora, viajante suíça de origem russa.
Lusa/Fim.