1694 - Nasce Voltaire, pseudónimo de François-Marie Arouet, escritor e filósofo francês, autor de "Candide" e do "Tratado sobre a Tolerância".

1857 - Nasce o pintor português Columbano Bordalo Pinheiro.

1877 - Thomas Edison apresenta o fonógrafo.

1906 -- O imperador da China proíbe o consumo de ópio e estabelece um período de dez anos para a erradicação do seu comércio.

1920 - Um ataque do IRA, Exército Irlandês de Libertação, causa a morte a 14 soldados britânicos, em Dublin. A data passa a ser conhecida por Bloody Sunday.

1938 - As áreas fronteiriças ocidentais da Checoslováquia são incorporadas compulsivamente no Reich alemão.

1943 - Independência do Líbano.

1960 - Portugal adere ao Fundo Monetário Internacional.

1963 - O Concilio Vaticano II autoriza o uso da língua de cada país, em vez do latim, nas cerimónias religiosas.

1969 - A Assembleia-geral da ONU condena novamente a política colonial portuguesa, que considera "uma ameaça grave à paz e à segurança internacionais", e menciona o Manifesto de Lusaca de apoio às independências.

1973 - É comprovado o desaparecimento de 18,5 minutos de gravações da Casa Branca, relacionadas com o escândalo Watergate, que envolve o presidente dos EUA, Richard Nixon.

1975 - Os governos vietnamitas de Hanoi e Saigão concordam com a unificação do país sob uma direção comunista.

1976 - As forças armadas sírias completam a ocupação do Líbano.

1979 - A embaixada norte-americana em Islamabad, Paquistão, é atacada por populares. Morre um fuzileiro dos EUA.

1982 - O presidente libanês Amin Gemayel assegura que o seu país reconquistará a independência "sejam quais forem os sacrifícios", com o apoio das nações árabes e ocidentais.

1984 - As relíquias de São Francisco Xavier, o Apóstolo do Oriente, são expostas ao público na Sé Catedral de Goa.

1985 - O padre Juan Khron, condenado a seis anos e meio de prisão por ter atentado contra a vida do Papa João Paulo II, em maio de 1982, em Fátima, sai em liberdade condicional.

1988 -- Os organizadores da Liga inglesa de futebol decidem premiar a vitória com dois pontos e o empate com um. Por isso, até essa altura não existiu classificação naquela que foi a primeira liga de futebol do Mundo.

1991 -- Portugal solicita ao Vaticano intervenção sobre o massacre no Cemitério de Santa Cruz, em Díli.

- Butros Ghali, vice-primeiro-ministro egípcio, é eleito secretário-geral das Nações Unidas.

1995 - Após 21 dias de negociações, em Dayton, EUA, os presidentes da Sérvia, Croácia e Bósnia chegam a acordo sobre o fim da guerra na Bósnia.

1996 - Entra em vigor o preço fixo do livro.

- Termina o Fórum Mundial de Televisão da ONU, que institui o Dia Mundial da Televisão, convidando os estados membros a promover "trocas de programas sobre questões da paz e o desenvolvimento social e económico".

2001 - Washington oferece uma recompensa de 25 milhões de dólares pela captura de Osama Bin Laden.

2002 - O Parlamento Europeu aprova a moção que exige o apuramento de responsabilidades pelo desastre do petroleiro Prestige.

2003 - O Governo de Cabo Verde aprova a Lei de Base do Setor Petrolífero.

- Morre, com 82 anos, o investigador e etnógrafo dos Açores Augusto Gomes.

2004 -- Realiza-se a segunda volta das eleições presidenciais na Ucrânia.

- Morre, aos 47 anos, Uwe Scholz, coreógrafo alemão, antigo diretor artístico das Óperas de Zurique e de Leipzig.

2005 -- Parlamento de Israel vota a dissolução, abrindo caminho a eleições gerais antecipadas.

2006 - Iraque e Síria restabelecem relações diplomáticas.

- O ministro libanês da Indústria, Pierre Gemayel, é morto a tiro num atentado no Norte de Beirute.

- O Conselho de Segurança da ONU aprova a criação de um tribunal internacional para julgar os presumíveis assassinos do antigo primeiro-ministro libanês Rafic Hariri.

- O governo do Nepal e os rebeldes maoistas assinam um acordo de paz histórico de divisão do poder, pondo fim a uma guerra civil de dez anos que fez mais de 13.000 mortos.

- Os ministros da Cultura do Mercosul aprovam a inclusão do português, do castelhano e do guarani como línguas oficiais.

2007 -- Morre, com 86 anos, o ator, cineasta e escritor espanhol Fernando Fernán-Gómez, no Hospital de la Paz, em Madrid. Fernán-Gómez acumulou sete Prémios Goya [Prémios do Cinema espanhol), mais do que qualquer outro nome da cena espanhola e foi também premiado nos Festivais de Berlim e Veneza.

2008 - O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal decreta a prisão preventiva do ex-administrador do BPN José Oliveira e Costa, num processo em que é suspeito de burla qualificada, fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais, entre outros ilícitos.

2009 -- Morre, com 48 anos, Jorge Ferreira, antigo líder parlamentar do CDS-PP, vice-presidente da Juventude Centrista na década de 1980 e do CDS-PP, entre 1995 e 1996, durante a liderança de Manuel Monteiro, cofundador do Partido da Nova Democracia.- Morre Konstantin Feoktistov, engenheiro espacial russo, primeiro cosmonauta civil soviético. Tinha 83 anos.

2010 - A Irlanda faz um pedido formal de ajuda financeira à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional para sanar as suas contas públicas.

2011 - O Presidente da República, Cavaco Silva, promulga o diploma sobre a transferência de competências dos governos civis, mas sugere numa mensagem ao Parlamento a reponderação da transferência para os comandantes operacionais da execução da declaração do estado de emergência.

- O governo egípcio apresenta a sua demissão ao Conselho supremo das Forças Armadas, no poder desde o derrube em fevereiro do ex-presidente Hosni Mubarak.

- Danielle Miterrand, a viúva do antigo presidente francês François Miterrand, morre aos 87 anos, em Paris.

2012 - Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovam a alteração ao Orçamento Retificativo que permite à região da Madeira financiar-se num empréstimo até 1.100 milhões de euros com garantia de Estado.

- Morre Austin Peralta, pianista norte-americano, considerado um prodígio do novo jazz. Tinha 22 anos.

- Madalena Figueiredo, designer e uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Designers, morre aos 68 anos.

2013 - Associações e sindicatos que representam os inspetores da Autoridade Tributária e Condições do Trabalho, da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), dos Jogos e Segurança Social criam a Federação Nacional de Inspetores do Estado.

- Milhares de profissionais das forças e dos serviços de segurança manifestam-se frente à Assembleia da República, onde uma barreira policial os impede de entrar.

2014 - O ex-primeiro-ministro, José Sócrates, é detido para interrogatório, no aeroporto de Lisboa, à chegada de Paris.

- O diretor-geral da Saúde, Francisco George,revela que as bactérias encontradas em doentes com "legionella" são semelhantes às detetadas numa torre de refrigeração da empresa Adubos de Portugal.

- O ministro da Saúde, Paulo Macedo, declara extinto o surto de "legionella", que provocou 336 doentes e dez mortos, apesar de ainda poderem ocorrer mais óbitos.

2016 - O papa Francisco autoriza todos os sacerdotes a manterem definitivamente a capacidade de absolverem as mulheres que fizeram um aborto, disposição que devia vigorar apenas durante o ano jubilar da misericórdia.

2017 - O presidente da câmara baixa do Parlamento do Zimbabué anuncia que o Presidente, Robert Mugabe, resigna ao cargo "com efeito imediato", ao fim de 37 anos no poder. O exército tinha anunciado, dia 15, ter sob custódia o Presidente e a mulher e o controlo dos edifícios oficiais, após uma noite de agitação que incluiu a tomada da televisão estatal.

- Morre, aos 63 anos, Fernando Relvas, autor de banda desenhada.

 

- Morre, aos 67 anos, David Cassidy, ator e músico norte-americano que ficou conhecido sobretudo pela série de televisão "The Partridge Family", exibida entre 1970 e 1974.

===============.

Este é o tricentésimo vigésimo quinto dia do ano. Faltam 40 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "Não há por onde fugir". Harold Pinter (1930), dramaturgo britânico, Nobel da Literatura 2005.

Lusa/Fim.