"Estou honrado por estar aqui na primeira expo que se realiza na região do Médio Oriente. O Dia de Portugal marca o sucesso de Portugal no evento, como um 'showcase' [uma mostra]" dos pontos fortes do país, afirmou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, que falava na Al Wasl Plaza, no recinto da Expo Dubai.

Antes da intervenção do governante português, decorreu a cerimónia oficial de hastear das bandeiras, seguida pelo discurso oficial do 'assistant ministre for foreign affairs and international cooperation for international development affairs' dos Emirados Árabes Unidos, Sultan Al Shamsi.

O secretário de Estado português destacou ainda "a diversidade" de Portugal, convidando todos a visitarem o país.

Francisco André disse também esperar que este evento possibilite a criação de "novas conexões", tal como aponta o 'slogan' oficial da Expo Dubai -- 'Connecting Minds, Creating the Future' (Ligando as mentes, Criando o Futuro).

"Portugal é uma economia aberta. Acreditamos ter diversidade para desenvolver e acolher os parceiros", apontou.

No final do discurso, Francisco André agradeceu ainda à diáspora portuguesa presente no recinto, pedindo que "se sintam em casa".

Após as intervenções, seguiu-se um momento musical, com atuações de Marta Pereira da Costa e António Chainho, bem como de Teresa Salgueiro.

A Expo Dubai, a primeira exposição mundial a realizar-se na região do Médio Oriente, África e Sul da Ásia, conta com a participação de 192 países.

*** A Lusa viajou para o Dubai a convite da AICEP ***

PE // CSJ

Lusa/Fim

A dose certa de informação. Sem contraindicações.

Subscreva a newsletter Dose Diária.

Esteja em cima do acontecimento.

Ative as notificações do SAPO.

Damos tudo por tudo, para que não lhe falte nada de nada!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #portalSAPO nas suas publicações.