Foram capturados pela GNR os dois reclusos que fugiram, esta segunda-feira, do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, confirmou a SIC.

Os fugitivos foram apanhados pelas 6h40 - cerca de 12 horas após a fuga - na localidade de Espinheira, a quatro quilómetros da prisão, e levados, posteriormente, para o posto da GNR de Aveiras.

Num comunicado enviado às redações, a GNR assume que uma denúncia foi essencial para levar à captura dos fugitivos.

"Desde o conhecimento da fuga dos suspeitos, o dispositivo policial da Guarda desenvolveu um conjunto de diligências, discretas, de recolha e troca de informação e de utilização de diversos mecanismos de vigilância, que permitiram, após uma denúncia pelas 3h00, a captura e a detenção dos evadidos."

Hélder Malheiro e Augusto Dinis, de 37 e 44 anos, estavam presos por tráfico de droga e roubo. Um destes tinha sido transferido de Ponta Delgada, de onde já tinha tentado fugir.

Os dois presos fugiram da Ala B, pela zona onde as torres de vigia estão desativadas devido à falta de guardas prisionais, e terão descido o muro com recurso a uma corda feita com lençóis.

Ao que a SIC apurou, no momento da fuga só havia uma equipa de guardas prisionais a trabalhar, desde as 16:00, quando devia haver duas. Esta redução deve-se à greve que começou há cerca de três semanas.