Em conferência de imprensa, na cidade da Praia, para fazer o ponto de situação da doença no país, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, informou que foram registados mais 12 casos recuperados, que se juntam a outros 12 que tinham sido anunciados de manhã em comunicado do Ministério da Saúde.

O porta-voz do Governo avançou que os doentes que tiveram alta estavam em isolamento institucional no Hospital Psiquiátrico da Trindade (12), na Escola de Hotelaria e Turismo (6) e no Estádio Nacional (6).

Cabo Verde passa assim a ter um total de 179 doentes recuperados do coronavírus, e reduziu o número de doentes ativos para 236, distribuídos pela Praia (233), Tarrafal (1) e Santa Cruz (2), todos municípios da ilha de Santiago.

O diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças avançou os dados no dia em que o país registou mais 16 casos positivos e elevou o acumulado nacional para 421, desde 19 de março.

Do total, registaram-se ainda quatro óbitos, três cabo-verdianos e um cidadão inglês, e dois doentes transferidos para os seus países de origem.

Neste momento, Jorge Barreto reafirmou que situação da doença no país mantêm-se "estacionária", porque o número de casos diários praticamente continua o mesmo, numa média de 9 a 10 por dia.

"Dá-nos a ideia de que a situação está estacionária, não há um aumento para além daquilo que estava a acontecer pelo menos nos últimos dias. Vamos aguardar para ver como é que é", perspetivou, sublinhando o facto de hoje não ter sido registado nenhum caso suspeito na Praia.

Na mesma conferência de imprensa, a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Mendonça, disse que, depois de uma paragem de quatro dias, o Laboratório de Virologia retomou as suas atividades e no domingo estará tudo praticamente normalizado.

Quanto às amostras que estavam pendentes dos últimos dias, a responsável garantiu que já foram todas analisadas.

Maria da Luz Mendonça sublinhou que ainda continuam a aparecer novos casos de doença na Praia, pelo que aproveitou para reforçar o apelo para o cumprimento das medidas de prevenção.

"Estamos a reforçar a comunicação de risco, com equipas no terreno que estão a fazer sensibilização porta a porta, para que as pessoas mudem de comportamento, mas um comportamento positivo para a saúde, para isso precisamos de trabalhar mais", disse a presidente do INSP, no dia em que a ilha de Santiago passou a vigorar em estado de calamidade, com algumas restrições.

Os casos registados de covid-19 em Cabo Verde foram nas ilhas de Santiago (362), Boa Vista (56, todos recuperados) e São Vicente (3, todos recuperados).

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 364 mil mortos e infetou mais de 5,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,4 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

RIPE // MLM

Lusa/Fim