Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 893 amostras desde sexta-feira, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 64 infetados (em 429 amostras) com o vírus que provoca a covid-19, contando agora com 438 casos ativos.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (três) e São Miguel (um).

Na ilha do Sal, novo foco do vírus no arquipélago, foram confirmados mais 19 infetados (em 109 amostras), passando a 186 casos ativos.

Foram ainda registados casos nas ilhas de São Nicolau (nove), Boa Vista (seis), São Vicente (quatro) e Santo Antão (um).

Trata-se do quarto dia consecutivo acima de uma centena de novas infeções confirmadas em Cabo Verde e em níveis diários que não eram atingidos desde 25 de novembro (126 casos).

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados 39 infetados, mantendo-se em 165 o acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19 e cinco por causas externas.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 17.018 casos do novo coronavírus, desde 19 de março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro infetado no arquipélago), distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago regista hoje 790 casos ativos de infeção e soma 16.050 considerados recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.768.431 mortos no mundo, resultantes de mais de 126 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PVJ // MP

Lusa/Fim