
É um processo que se arrasta há cerca de dois anos e que, depois de várias ameaças, chega aos tribunais. Em fevereiro de 2023, Mr. Eazy, fundador da editora EmPawa Africa, acusou Bad Bunny de usar a música do nigeriano Joeboy, sem dar crédito ao artista ou ao produtor. Apesar das várias tentativas de resolver o problema, o empresário diz que a agência do porto-riquenho, Rimas Music, não quis reconhecer o trabalho dos criados africanos.
A editora EmPawa Africa alega que o músico de "Un Verano Sin Ti" utilizou, sem autorização, um sample de Joeboy - isto é, usou numa das suas músicas um trecho de uma música que já existia.
Neste caso, Bad Bunny terá usado partes de "Empty My Pocket" na canção "Enséñame a Bailar", sem autorização dos responsáveis pela música original.
"A equipa da emPawa Africa tentou resolver esta questão amigavelmente desde maio do ano passado com as nossas equipas jurídicas. (...) Mas a intenção da Rimas Music é apropriar-se, descaradamente, do trabalho de jovens criadores africanos para seu benefício", disse Mr. Eazi num comunicado, citado pela Rolling Stone.
Dois anos depois de o caso se ter tornado público, o produtor de "Empty My Pocket", Dera, entrou com um processo contra Bad Bunny, a 2 de maio, alegando que a equipa do cantor continua sem atribuir o devido crédito aos autores do sample.
A defesa de Dera diz ser incomum que artistas mundialmente reconhecidos, com Bad Bunny, utilizem a música de outra pessoa sem autorização e que ignorem os esforços dos autores para resolver o problema.
A equipa do artista porto-riquenho diz que obteve a permissão da Lakizo Entertainment, que chegou a ser distribuidora da canção numa fase inicial, para usar a música. A distribuidora e a editora africana travam, em paralelo, um batalha em tribunal. Mesmo assim, o produtor, Dera, afirma que a Lakizo Entertainment não tinha a autoridade para autorizar o sample de "Empty My Pocket."
Bad Bunny, que ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Música Urbana por "Un Verano Sin Ti", já tinha trabalhado com Mr. Eazi na música "Como un Bebé" do álbum Oasis, de J Balvin e Bad Bunny.
O aclamado artista porto-riquenho anunciou, na semana passada, a digressão mundial "Debí Tirar Más Fotos World Tour". Em Portugal, o cantor atuará nos dias 26 e 27 de maio de 2026, no Estádio da Luz, em Lisboa. Ambos os concertos esgotaram em tempo recorde.