O Sol nasce às 06:28 e o ocaso regista-se às 20:57.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 11:15 e 23:45, a baixa-mar, às 04:36 e 17:08.
Caranguejo é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o italiano São Filipe Neri (1515), o poeta inglês Matthew Prior (1664), o pioneiro das comunicações e fundador da agência Reuters Paul Reuter (1816), o violinista norte-americano de origem ucraniana Isaac Stern (1920), o músico Cat Stevens (1948), o ator Robin Williams (1952).
Neste dia, em 1899, nasceram igualmente dois dos maiores escritores norte-americanos: Ernest Hemingway, Prémio Nobel da Literatura em 1954, autor de "Adeus às Armas", "Paris É Uma Festa", "Na Outra Margem entre as Árvores"; e o poeta Hart Crane, autor de "A Ponte", uma das maiores referências na poesia em língua inglesa do século XX.Em 1542, Paulo II institucionalizava a Inquisição em Roma. Em 1588, forças britânicas, comandadas por Francis Drake, atacavam a armada espanhola no Canal da Mancha. Em 1718, a Paz de Passarowitz punha termo à guerra entre o Império Austro-Húngaro e a Turquia. Em 1773, Clemente XIV dissolvia a Companhia de Jesus, com a emissão da bula "Dominus ac Redemptor". A ordem dos jesuítas seria restaurada em 1814 por Pio VII.Em 1798, Napoleão Bonaparte vencia a batalha das Pirâmides, no Cairo. Em 1831, Leopoldo I era proclamado rei da Bélgica, depois da separação da Holanda. Em 1861, começava a Batalha de Bull Run, a Sul de Washington, o primeiro grande confronto na Guerra Civil americana, entre o Exército do Norte e as tropas Confederadas do Sul.
Em 1920, o Sinn Fein (Parlamento irlandês) e os sindicatos revoltavam-se em Belfast. Em 1951, em Portugal, o general Craveiro Lopes era eleito presidente da República, sucedendo a Óscar Carmona, na ditadura do Estado Novo de Oliveira Salazar. Em 1969, os astronautas norte-americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin Jr. regressavam à Apollo 11, a bordo do módulo lunar Águia, depois da primeira descida no satélite da Terra.
Em 1974, a Turquia e a Grécia acordavam um cessar-fogo, na disputa sobre Chipre. Em 1984, abriam os XXIII Jogos Olímpicos da era moderna, em Los Angeles, EUA. Em 1986, apesar dos diversos pedidos de clemência, as autoridades da Guiné-Bissau executavam, por fuzilamento, o ex-vice-presidente do Conselho de Estado Paulo Correia e outros cinco réus implicados na intentona de outubro de 1985.Em 1988, Michael Dukakis, governador do Estado do Massachusetts, era nomeado candidato do Partido Democrata às eleições presidenciais norte-americanas. Em 1990, Bagdad acusava o Kuwait de preparar o terreno para uma intervenção de forças estrangeiras no Golfo. Em 1994, Tony Blair, 41 anos, era eleito líder do Partido Trabalhista britânico. Em 1996, Miguel Trovoada vencia a segunda volta das eleições presidenciais de S. Tomé e Príncipe.Em 1997, violentas inundações na Europa Central provocavam a morte de 107 pessoas. Em 1998, morria o astronauta Alan Shepard, 74 anos, o primeiro norte-americano no espaço (1961) e um dos primeiros doze a pisar solo lunar (1971). Em 2000, a Câmara dos Representantes dos EUA votava a favor da "suavização" do embargo económico a Cuba, levantando interdições a alimentos, medicamentos e turismo.
Em 2001, na Cimeira do G8, em Génova, morria um adolescente, nos confrontos entre forças policiais e manifestantes antiglobalização. No mesmo dia, Susana Feitor batia, em Lisboa, o recorde mundial feminino dos 20.000 metros marcha, em pista, com 1h29m36,4s horas.Em 2002, nos EUA, era revelada a fraude financeira do gigante das telecomunicações, Worldcom. No mesmo dia, era inaugurada a Academia para o Futebol do Sporting Clube de Portugal, enquanto Michael Schumacher garantia o quinto título no Campeonato Mundial de Condutores de Fórmula 1, com a vitória no Grande Prémio de França, igualando o recorde do condutor argentino Juan Manuel Fangio, nos anos de 1950.Em 2003, o Supremo Tribunal de Justiça confirmava a prescrição do chamado caso Leonor Beleza. Em 2004, o físico Stephen Hawkins reconhecia a necessidade de revisão da chamada teoria dos buracos negros. E, nos EUA, morria o compositor norte-americano Jerry Goldsmith, 75 anos, autor das bandas sonoras de "Rambo" e "Caminho das Estrelas".
Em 2005, verificavam-se quatro novas tentativas de atentado no sistema de transportes de Londres. A polícia britânica recuperou quatro bombas, transportadas em mochilas.
Em 2006, o presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia António Ramos era notificado da aposentação compulsiva, por declarações prestadas à comunicação social.
Em 2007, Portugal e Espanha assinavam um protocolo de cooperação na prevenção e investigação da criminalidade organizada, terrorismo, tráfico de pessoas e estupefacientes, corrupção e criminalidade económica, bem como nos crimes ambientais, designadamente os incêndios florestais. O jornalista moçambicano Arão Valoi ganhava a categoria de melhor jornalista africano de língua portuguesa de 2007 dos Prémios de Jornalismo Africano CNN Multichoice. Morria o magnata espanhol dos media Jésus Polanco, fundador do império Prisa, maior grupo de imprensa privado espanhol, que edita o El Pais, mas está também presente em Portugal, França e América Latina, em Madrid aos 77 anos.
Em 2008, o Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, e o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, assinavam em Harare um acordo para o início das negociações para a partilha do poder. As portuguesas Michelle Larcher de Brito e Neuza Silva subiam ao top-200 do "ranking" do circuito WTA, sendo que pela primeira vez Portugal tem duas tenistas entre as 200 melhores do Mundo. Realizava-se em Guantánamo o primeiro julgamento por crimes de guerra promovido pelos Estados Unidos desde o fim da II Guerra Mundial. No banco dos réus sentou-se o antigo motorista de Bin Laden.
Em 2011, o vaivém norte-americano Atlantis, com quatro astronautas a bordo, aterrava no Centro Espacial Kennedy, depois da sua última missão espacial. Morria, aos 85 anos, Elliot Handler, pai da boneca "Barbie" e dos carros "Hot Wheels".
Em 2013, Alcino Cardoso, antigo deputado do CDS-PP que teve funções governativas em 1978 e 1981, morria aos 85 anos.
Em 2016, morria, com 63 anos, Armindo Vaz de Almeida, antigo primeiro-ministro e ministro da saúde são-tomense.
Em 2017, morria, aos 41 anos, em Los Angeles, Chester Bennington, um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park. Morria, aos 72 anos, John Heard, ator norte-americano conhecido pela sua participação nos filmes "Sozinho em Casa", em que desempenhava o papel de pai da personagem principal, bem como nas séries televisivas "Os Sopranos e "Miami Vice".
Lusa/Fim.