A Câmara de Lisboa discute na quarta-feira a alteração ao regulamento de horários dos estabelecimentos, que prevê que todos os espaços até 100 metros quadrados [m²] que vendam bebidas alcoólicas encerrem às 22:00, revelou hoje o vereador da Economia.
As Nações Unidas afirmaram hoje, Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, que se estima existirem 4,4 milhões de meninas em risco de sofrer esta prática, o equivalente a mais de 1.200 casos diários.
As autoridades de saúde detetaram 223 casos de mutilação genital feminina em 2023, o que representa um aumento de mais de 17% face ao ano anterior, havendo já registo de 15 situações nos primeiros 31 dias de 2024.
Um estudo internacional concluiu que muitos povos indígenas e comunidades locais em todo o mundo levam vidas muito satisfatórias apesar de terem pouco dinheiro, questionando a correlação entre o nível de rendimento e a felicidade.
O Governo anunciou hoje que um máximo de 250 médicos especialistas poderão ser contratados por tempo indeterminado para reforçar as unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) até à abertura do próximo concurso, previsto para março.
A criação de uma linha nacional gratuita e a funcionar 24 horas por dia para a prevenção do suicídio e de comportamentos auto lesivos, coordenada e composta por profissionais de saúde mental, foi hoje publicada em Diário da República.
"Não se pode partir do princípio que todas essas alterações têm a ver com a idade. 'Tem a ver com a idade, portanto é normal'. Não. O doente deve ter uma consulta regular com o seu médico assistente, fazer os exames que estão preconizados e, se estiverem alterados, ser encaminhado de forma precoce e
A americana Amber Pearson costumava lavar as mãos até sangrar com receio de se contaminar com objetos do quotidiano, um dos muitos comportamentos provocados pelo transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Os trabalhadores do Serviço de Controlo Integrado de Pragas estão hoje de manhã concentrados junto à Direção Municipal de Higiene Urbana, em Lisboa, para exigir direitos iguais aos da limpeza urbana quanto ao horário de trabalho, segundo fonte sindical.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa quis sair da sua zona de conforto instalando-se também em Torres Vedras. Em entrevista ao HealthNews, o diretor da instituição, João Eurico Cabral da Fonseca, apresenta o plano para os próximos anos fora da casa Santa Maria e muito próximo da comunid
Nem todos os doentes morrem com dignidade em Portugal: demasiados continuam a morrer nas urgências e não têm acesso a cuidados paliativos adequados e atempados; centenas de lares foram encerrados pela Segurança Social nos últimos anos; o trabalho burocrático prejudica a relação médico-doente. Por to
O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro na mulher, segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
No Dia Mundial do Cancro, que se assinala hoje, o HealthNews quis afastar-se um pouco de Portugal e olhar para a política europeia. Afinal, como frisou a eurodeputada Sara Cerdas, "70 a 80% da legislação portuguesa advém da legislação europeia". É importante “ultrapassamos toda aquela espuma do dia,
A Mutilação Genital Feminina (MGF) “diminuiu muito” na Guiné-Bissau desde a adoção, em 2011, da lei que a criminaliza, “mas ainda existe às escondidas” nalgumas comunidades, defendeu Aissatu Indjai, líder de uma organização que luta contra esta prática.
O tabaco aquecido e os cigarros eletrónicos fazem menos mal e ajudam a deixar de fumar? Foi esta e mais perguntas que a Coordenadora do Grupo de Estudos do Tabaco da Sociedade Portuguesa de Pneumologia respondeu ao HealthNews. A especialista Sofia Ravara alertou que "existe evidência científica cumu
O infeciologista Francisco Antunes alerta para os perigos de ignorar os problemas de saúde da população imigrante, afirmando que o rastreio e diagnóstico tardio do Vírus da imunodeficiência humana (VIH) pode influenciar um descontrolo do número de novas infeções em Portugal. "Os imigrantes não vêm i
O diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas defende a centralização do processo de chamada dos utentes para o rastreio do cancro do colo do útero, retirando-o dos médicos de família, para aumentar a cobertura.
A urgência na implementação de rastreios dedicados ao cancro do pulmão, doença responsável por 15,4% das mortes por cancro em Portugal, marca as exigências da liga e de associações desta área.