A doença renal crónica, nas fases iniciais, é assintomática, o que contribui para o atraso no diagnóstico. No Dia Mundial do Rim, que se assinala hoje, Fernando Domingos, diretor do Serviço de Nefrologia da ULS Amadora-Sintra, alerta para a importância do diagnóstico precoce, com base na relação alb
A Assembleia da República aprovou uma lei que limita o tratamento no SNS aos imigrantes legalizados. Não duvido da bonomia das intenções. O número crescente de turistas doentes, que sem rebuço se aproveitam da porta aberta do nosso SNS, terá ditado esta resposta musculada.
A campanha de sensibilização surge no âmbito do Mês de Sensibilização para a Endometriose e pretende alertar para as lacunas ao nível do diagnóstico e tratamento, assim como incentivar o diagnóstico precoce.
Apesar do bom estado de saúde geral dos imigrantes, em Portugal, no momento da chegada, o chamado efeito imigrante saudável esbate-se com o tempo, apesar do acesso aos cuidados de saúde ser muito semelhante aos nascidos em Portugal.
A insónia e a síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) são dos principais responsáveis por acidentes rodoviários, de acordo com o estudo “Fadiga, Sonolência e Distúrbios do sono - Que impacto na Segurança Rodoviária? - Uma análise da Realidade Portuguesa”.
Foi, ontem, aprovado em Conselho de Ministros o decreto-lei da nova grelha salarial dos médicos, resultante do acordo do Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
A Universidade de Coimbra (UC) está a desenvolver novas abordagens para melhorar o clima em unidades de saúde e reduzir o risco de infeções hospitalares.
"A jornada de trabalho intensa tem consequências diretas na qualidade da formação e de vida dos internos", alerta Inês Ré Henriques, presidente da Associação de Internos de MGF de Lisboa e Vale do Tejo.
Num momento de crise no Serviço Nacional de Saúde, quando não se abrem todas as vagas necessárias para Medicina Geral e Familiar, faz-se um balanço de um projeto que começou com a audácia e a persistência de um médico de família. A Prescrição Social viajou do Reino Unido para Portugal, na bagagem de
Margarida Lucas Rocha, interna de Reumatologia da Unidade Local de Saúde do Algarve, alerta para as aftas recorrentes, que podem ser primeiro sinal de uma doença inflamatória crónica, como a Doença de Behçet.
Aluno do 6.º ano, Paulo Peres assumiu recentemente a presidência da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM). O futuro médico fala sobre os desafios da formação médica em Portugal, destacando a importância da qualidade no ensino, as condições de trabalho dos internos e a necessidade de m
Ouvir bem é importante para a qualidade de vida, mas também para prevenir o surgimento ou o agravamento de problemas cognitivos, nomeadamente de demências. Celso Martins é audiologista e Professor Convidado na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e alerta para esta correlação.
A eutanásia é um assunto que tenho mal resolvido. Há muita gente cheia de certezas e convicções. Tenho-lhes admiração e inveja. Suponho que grande parte das minhas dúvidas e desconforto se deverá ao facto de não conseguir dissociar a condição de potencial pretendente e a de, como Médico, poder ser c
Irina Ramilo é ginecologista e alerta para a possibilidade de a infeção por HPV persistir e reativar. Além de aconselhar a vacinação, mesmo em mulheres que já testaram positivo ou que estão em tratamento, apela à cessação tabágica, por ser o principal fator de risco.
A vacinação contra a infeção por HPV tem permitido a redução de lesões como condilomas. Face aos seus benefícios, o médico de família tem “um papel imprescindível” para se alcançar a imunidade de grupo, como defendem as médicas de família Ana Sofia Marafona, da ULS São João, e Jéssica Nunes, da ULS
Tiago Rodrigues, urologista, diretor da clínica de Urologia do Hospital Cruz Vermelha, em Lisboa, dá a conhecer um tratamento inovador para cancro da próstata.
Paula Freitas, endocrinologista e presidente da Sociedade de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), alerta para algumas substâncias utilizadas para se ter o “corpo perfeito”.
Isabel Fonseca é coordenadora do Núcleo de Estudos de Obesidade da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. A médica internista realça os desafios da obesidade, que é uma doença crónica.