O Banco Português de Fomento lançou a Linha BPF Invest Export para apoiar micro, pequenas e médias empresas exportadoras. Candidaturas abrem a 25 de junho.
A Fitch melhorou a perspetiva do ‘rating’ do Novo Banco para “positiva” após a venda ao BPCE, que tem uma notação superior. A notação do Novo Banco mantém-se em ‘BBB’ e ‘F2’.
O relator do dossier legislativo do Parlamento Europeu sobre o euro digital pede “ambição compartilhada”, que permita à União Europeia explorar as muitas opções de pagamento disponíveis.
O acordo, que em 2025 completa dez anos, visa promover o crescimento e a competitividade da economia espanhola através do desenvolvimento do empreendedorismo, internacionalização e inovação.
No Orçamento do Estado deste ano, o Governo prevê que o imposto adicional de solidariedade sobre a banca renda 40,8 milhões de euros para os cofres públicos.
Os juízes conselheiros do Palácio Ratton decidiram em quatro acórdãos declarar inconstitucional o adicional que foi aprovado pela primeira vez em 2020 em plena pandemia da Covid-19.
As 25 marcas mais valiosas em 2025 incluem quatro bancos, com CGD e BCP a uma distância de 5 milhões. O Novo Banco teve a maior valorização, subindo para 14.º lugar. BPI foi o único banco que caiu na lista.
A nova vaga de candidaturas vai até 25 de agosto. Destinadas a pessoas de 13 países, a formação divide-se em duas fases. Cada módulo concluído tem direito a certificado emitido pelo British Council.
Carlos Torres, presidente do BBVA, não descarta recorrer à Justiça e diz que a competência do governo se limita “a manter ou suavizar” as condições negociadas entre o BBVA e a Comissão Nacional de Mercados e Concorrência.
As ‘stablecoins’ estão mais perto de ter uma regulamentação nos EUA com a aprovação do GENIUS Act. Capitalização bolsista das ‘stablecoins’ bate recorde após aprovação.
A Autoridade Bancária Europeia colocou em consulta pública um conjunto de novas Normas Técnicas de Regulamentação que especificam a lista de informações mínimas a fornecer aos supervisores financeiros.
A instituição vai centrar a sua atividade em três eixos estratégicos: social, investigação e bolsas, e cultura. O âmbito social concentrará cerca de 60% do orçamento anual.
O UniCredit enfrenta desafios na OPA sobre o BPM, com baixa probabilidade de sucesso, devido às condições do governo. Orcel reconhece que aquisições são mais improváveis.
O ministro da Economia e da Coesão Territorial considera “fundamental” a aposta nas exportações e que, nesse sentido, o Governo, através do Banco Português de Fomento, terá um plano “mais ambicioso”.
O CEO da Junior Achievement Portugal é o primeiro convidado do Capital de Ideias, o webcast que aborda questões que tornam o sistema financeiro mais ético, inclusivo e sustentável.