Não. Não vou estar para aqui a dissertar ou mandar umas tiradas filosóficas, armado em quem sabe muito sobre o que fala.

Peço desculpa pelo egoísmo mas prefiro escrever sobre a minha própria experiência, mais concretamente, sobre a relação de amizade que tenho vindo a construir com a APPACDM.

Sim! Porque a amizade constrói-se e não aparece de um dia para o outro .

Vamos alimentando-a , e cuidando dela com dedicação, atenção, carinho, alegria, preocupação, e amor... muito amor .

Sim! Porque na amizade também há amor, e se houvesse dúvidas, os amigos que tenho vindo a fazer aqui são a prova disso.

Não sei bem quando começou esta amizade, apenas que já lá vão uns largos anos, e que, ultimamente , com um empurrãozinho de uma amiga comum, a Susana, esta amizade é cada vez maior e enche-me de amor da cabeça aos pés . (Sim, às vezes precisamos de um empurrãozinho para caminharmos pelo caminho certo, e não há que ter vergonha de o admitirmos).

É isto que tem acontecido entre mim e muitos dos meus amigos “mafarricos” da APPACDM.

Ficamos felizes e orgulhosos pelos sucessos que vamos alcançando; estamos presentes, nem que seja com uma mensagem, um vídeo, um beijo ou um sorriso, nos momentos menos fáceis; já temos as nossas próprias piadas; já percebemos no que é que estamos a pensar ou o que estamos a sentir só com um trocar de olhos; já temos saudades uns dos outros.

Por isso, pedirem-me para falar sobre inclusão e integração começa a baralhar-me um bocadinho pois começo a ver a coisa de uma perspetiva muito diferente. Começo a ver isto completamente ao contrário.

Digo isto porque é o que se tem passado comigo.

Os meus amigos da APPACDM têm virado o meu mundo de pernas para o ar, e feito sentir que são eles que me incluem , são eles que me fazem sentir mais inserido, que me reposicionam e relembram o que é realmente importante, bom, genuíno.

É com eles que reaprendo muitos daqueles valores que os meus pais me passaram quando eu era um miúdo, e que, com os avessos da vida, fui embaciando ou deixando pelo caminho.

Com vocês sou mais humano. Com vocês sou mais carinhoso. Com vocês sou mais generoso. Com vocês sou mais Eu. Com vocês vou sendo uma pessoa mais bonita.

É graças a vocês que uma boa parte do meu coração está cada vez mais limpinha, e arrumada e arranjada.

Por isso é que volto a dizer:

Muitas pessoas não vêem isto, ou vêem isto ao contrário e não percebem nada desta nossa amizade.

No mundo e na vida há espaço para todos, e graças a vocês que me dão tanto e ajudam imenso, até há espaço para mim.

Obrigado meus queridos amigos “mafarricos” da APPACDM por nunca me excluírem, por nunca me deixarem de fora.

Que o mundo e eu aprendamos com vocês.

Às vezes pode demorar tempo , eu sei, mas  cá estamos, todos juntos, para mostrarmos que só vale a pena falar de inclusão e de integração se começarmos por ver as coisas de pernas para o ar.

A dose certa de informação. Sem contraindicações.

Subscreva a newsletter Dose Diária.

Esteja em cima do acontecimento.

Ative as notificações do SAPO.

Damos tudo por tudo, para que não lhe falte nada de nada!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #portalSAPO nas suas publicações.