
Alheira de Mirandela IGP, Mel da Terra Quente DOP, Queijo de Cabra Transmontano DOP, Batata, Azeite, Cabrito e Borrego de Trás-os-Montes, além do Morango de São Pedro Velho são produtos marcantes da gastronomia de Mirandela que serão transformados em pequenos petiscos para comer com a mão.
O desafio é do festival TENAZ – Mirandela na Ponta dos Dedos, que entre 29 e 30 de agosto convida oito chefs a criarem finguer food a partir destes produtos endógenos, com técnica, inovação e respeito pelas origens.
Entre os chefs já confirmados estão nomes como Vítor Matos, Rui Paula, Óscar Geadas e Eurico Castro, referência na pastelaria sustentável. Os restantes serão anunciados em breve, adianta o município em comunicado de imprensa.
A 29 e 30 de agosto, a antiga estação ferroviária da cidade do distrito de Bragança, convertida na Estação das Artes, será a cozinha de onde sairão petiscos elaborados exclusivamente com produtos da região.
A entrada no Tenaz vai ser gratuita e os visitantes vão poder provar por valores simbólicos, cujos montantes não foram revelados, o que vai ser preparado. No conceito moderno, os petiscos ganham o nome de conceito 'finger food', ou seja, comida em pequenas quantidades que dá para comer com a mão.
De 29 de agosto, primeiro dia do evento, até 12 de setembro, os petiscos vão estender-se também aos restaurantes locais que irão apresentar entradas em formato finger food com produtos regionais, promovendo a restauração e envolvendo a comunidade. Os aderentes vão poder ser consultados nas redes sociais do município.
Para além da gastronomia, o TENAZ oferece um programa artístico e cultural diversificado. Desde o pôr do sol e noite dentro, há outras atividades programadas, fundindo música, circo contemporâneo e performances itinerantes", disse a organização.
O DJ portuense Rui Trintaeum, o circo contemporâneo - Raíz do Circo Caótico e Memória, as performances itinerantes com espetáculo Musko da WeTumTum e Fita Cola do Projeto EZ e o projeto que envolve a comunidade "Memórias em Lume Brando" com o grupo de teatro mirandelense Trás Cena já constam da programação.
O TENAZ é também um espaço de reflexão e estratégia, com a realização de duas mesas redondas sobre gastronomia e território, reunindo especialistas, produtores, jornalistas e profissionais das áreas da cultura, turismo e agroalimentar.