
O Relatório Global sobre o Panorama de Ameaças 2025 da FortiGuard Labs revelou um crescimento sem precedentes nos ataques automatizados e a proliferação de ferramentas de cibercrime com recurso a inteligência artificial. Com o verão à porta e os dispositivos móveis permanentemente ligados — entre as redes públicas de Wifi, as reservas de última hora, as ofertas imperdíveis ou as inúmeras partilhas nas redes sociais — a superfície de ataque nunca foi tão grande como agora.
“Os cibercriminosos estão cada vez mais organizados, utilizam IA para automatizar ataques e estão a explorar o aumento da utilização digital nas férias. A verdade é que a cibersegurança não deve, nem pode tirar férias.” refere Rui Branco Manager Systems Engineering da Fortinet Portugal
Para garantir que as férias não se transformam num pesadelo digital, a Fortinet partilha sete conselhos simples, mas valiosos, para levar a cibersegurança na sua bagagem.
Sete Dicas Fortinet para um Verão Ciberseguro
1. Confirme a ligação Wi-Fi antes de se ligar
Evite utilizar redes públicas de WIFI, seja em aeroportos, esplanadas ou eventos, os pontos de acesso falsos são cada vez mais comuns. Verifique sempre o nome da rede com o estabelecimento e privilegie ligações VPN para proteger as suas comunicações.
2. Atualize tudo antes de partir
Dispositivos e aplicações desatualizados são alvos fáceis. Os ataques mais eficazes exploram falhas conhecidas e não corrigidas. Atualize os seus sistemas antes de viajar. Garanta também uma cópia de segurança dos dados mais importantes
3. Redobre a vigilância contra phishing
Os ataques por email ou SMS estão a tornar-se cada vez mais convincentes, com IA a gerar mensagens quase perfeitas e impercetíveis. Desconfie de ofertas imperdíveis e links urgentes para entregas de encomendas.
4. Use autenticação multifator em tudo
Sempre que possível, ative a verificação em dois passos. Mesmo que a sua password seja comprometida, os atacantes não conseguirão aceder à conta sem o segundo fator. Ative também o bloqueio por PIN, impressão digital ou reconhecimento facial nos seus dispositivos
5. Reduza as partilhas nas redes sociais
Evite publicar que está de férias ou partilhar a sua localização em tempo real. Está a dar pistas preciosas a quem o quiser atacar — no mundo digital ou físico.
6. Crie passwords à prova de verão
Nada de “verao2025” ou “password123”. Aposte em frases personalizadas, com substituições criativas e diferentes para cada serviço. Utilize um password manager para facilitar a gestão de todas estas passwords
7. Ensine os mais novos a protegerem-se online
Com mais tempo livre e acesso a dispositivos, as crianças tornam-se alvos fáceis. Aposte em formação simples e controlos parentais. A segurança começa em casa e em cada um de nós.