No âmbito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM), a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) foi recebida, no passado dia 30 de maio, em audiência, pela Mesa da Comissão de Saúde na Assembleia da República, tendo apresentado sugestões que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com esta doença.

Nesta sessão foram feitas propostas de melhoria de algumas das políticas relacionadas com a saúde e o social, sobretudo no que respeita aos cuidados de saúde primários; à lei laboral; à revisão da Tabela Nacional de Incapacidades e do processo de avaliação de incapacidades; bem como à revisão do preço compreensivo do tratamento do doente com EM.

Os representantes da SPEM foram recebidos por António Maló de Abreu e Susana Correia, respetivamente, presidente e vice-presidente da Comissão da Saúde, a quem deram a conhecer o que entendem que deve ser feito em termos de políticas públicas, para melhorar a qualidade de vida das pessoas com EM.

Após Alexandre Guedes da Silva, presidente da SPEM, fazer uma apresentação global da SPEM, do seu enquadramento institucional, das suas prioridades e da sua disponibilidade para apresentar soluções para os problemas, Margarida Piçarra Navalhinhas, vice-presidente desta sociedade, secundou o que foi dito, afirmando:

“Queremos que a SPEM tenha parte nas decisões políticas no que respeita às pessoas com incapacidade, às pessoas com EM e na área da Saúde em geral. Pretendemos ter uma voz ativa, uma vez que sabemos quais as necessidades das pessoas com EM”.

No final da audiência, foi proposto à SPEM que solicitasse uma segunda audiência com a Comissão de Saúde e de Trabalho, de forma a debater algumas das necessidades destes doentes e as recomendações, para que as políticas públicas de saúde e laborais possam ir ao encontro dos mesmos.

Margarida Piçarra Navalhinhas contou, em entrevista ao SaúdeOnline, que esta intenção de chegar à Assembleia da República surgiu no seguimento do Congresso Anual da Plataforma Europeia de Esclerose Múltipla, em que a SPEM marcou presença através da participação da própria Margarida Piçarra Navalhinhas, na qualidade de representante dos jovens a nível europeu, e de Susana Mata, no papel de vogal da Direção da SPEM. Nesse evento, foi proposto que cada um dos participantes redigisse as recomendações a apresentar pela Plataforma no Parlamento Jovem.

Texto: Sílvia Malheiro

Notícia relacionada

“Estou a tomar a medicação para a esclerose múltipla e vou fazê-lo toda a vida”