Assinala-se, hoje, o Dia Internacional da Saúde Feminina, uma data em que importa relembrar a importância de todas as mulheres cuidarem da sua saúde íntima e sexual. Para tal, a Bayer considera fundamental proporcionar acesso aos melhores cuidados de saúde, para que a mulher possa tratar e prevenir doenças e evitar gravidezes indesejadas.

Um terço dos problemas de saúde das mulheres entre os 15 e os 44 anos ocorre devido a questões de saúde sexual e reprodutiva que podiam ser evitadas. Se é mulher, leia os quatro conselhos que deve seguir para cuidar melhor de si:

  1. Conhecimento e aconselhamento sobre a contraceção – Os métodos contracetivos trouxeram maior liberdade sexual e empoderamento às mulheres, permitindo-lhes planear a gravidez de acordo com o seu projeto de vida. É crucial conhecer as várias opções disponíveis e aconselhar-se junto de um profissional de saúde sobre os respetivos riscos e benefícios, de modo a encontrar o método que mais se adequa ao seu caso.
  2. Cuidados de higiene adequados – Ter o melhor cuidado possível com a higiene íntima é fundamental para evitar a proliferação de bactérias e o aparecimento de infeções vaginais, como a candidíase ou vaginose bacteriana. A maioria das doenças vaginais são fáceis de tratar, mas podem trazer consequências físicas e psicológicas se não forem tratadas atempada e adequadamente. A higiene regular e adequada é o primeiro passo para manter o pH normal da vagina.
  1. Realização de rastreios com regularidade – O equilíbrio hormonal influencia diretamente a saúde sexual. Assim, importa que as consultas e os exames ginecológicos sejam realizados regularmente, permitindo detetar doenças sexualmente transmissíveis, ou outra doenças ginecológicas que podem impactar significativamente a vida da mulher.
  1. Adotar um estilo de vida saudável – Adotar hábitos saudáveis no nosso dia-a-dia ajuda muito em qualquer aspeto, incluindo na saúde sexual e reprodutiva individual. Evitar o tabaco e substâncias nocivas ao organismo, praticar exercício físico com regularidade, controlar o peso e manter uma alimentação equilibrada, são algumas medidas que protegem a saúde sexual e reprodutiva da mulher de possíveis danos de fatores que podem levar a infertilidade.

Notícia relacionada

Cancro do ovário. “Após o diagnóstico, a alimentação não cura o cancro, mas é uma aliada”