Todos temos sonhos, desejos, ambições, e quem trabalha em cuidados paliativos percebe, sente e vive pautado por momentos de qualidade, mesmo que o tempo seja breve, porém de intensidade fervorosa.

A Cruz Vermelha Portuguesa tem na sua génese a assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, saúde e da dignidade humana. Foi pautada por estes princípios que, mais uma vez, a Delegação de Coimbra aceitou o desafio, renitentes, mas com elevado sentido de missão.

Foi em 2021 que viu aprovada candidatura aos Prémios BPI ‘Fundação Lá Caixa’, Concurso de Projetos Inovadores de Intervenção em Cuidados Paliativos e assim nasceu o projeto Ambulância Mágica.

A Ambulância Mágica, consistiu inicialmente num projeto de promoção do bem-estar emocional destinado exclusivamente a adultos com doença neurodegenerativa em fase de tratamento paliativo, que ainda conseguissem manifestar de forma autónoma, livre e orientada um ou mais desejos significativos. Em articulação direta com a equipa multidisciplinar de Cuidados Paliativos que acompanha o doente, seja do tipo UCP (unidade de cuidados paliativos), EIHSCP (Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos) ou ECSCP (Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos), a Ambulância Mágica disponibiliza recursos materiais e humanos que possibilitam a concretização de um desejo significativo para o doente, isento de qualquer custo para o doente, família e entidades parceiras.

Num elevado sentido de altruísmo, encontrando na génese dos recursos humanos envolvidos o voluntariado, quatro elementos de diferentes áreas (enfermagem, medicina, serviço social e gestão) convergiram conhecimentos e deu-se início ao grandioso trabalho de equipa.

São considerados desejos elegíveis, no âmbito deste projeto, os que compreendem experiências significativas que não sejam passíveis de realizar sem recurso ao transporte em ambulância, num doente com elevado grau de dependência motora, e em muitos casos necessidade de dispositivos clínicos adjuvantes das funções de respiração, alimentação e mobilidade.

Ver o mar e visitar a igreja da localidade onde vive foi o primeiro desejo que a equipa realizou, a uma família da localidade de Cantanhede, que com elevada satisfação viveu todos aqueles momentos, como se de um sonho se tratasse. Foi inevitável a emoção de todos os envolvidos, bem como da equipa de tornar realidade horas de planeamento e contactos.

A Ambulância Mágica iniciou a sua viagem em abril de 2022 e até ao momento já concretizou 4277km de desejos com sabor a mar, espiritualidade, celebração de golos, visitas a museus, ópera, locais de culto, passeios locais, regressos a casa e momentos de felicidade em família.

Desde Novembro de 2022 que a população alvo foi ampliada a qualquer doente seguido por equipas de cuidados paliativos, incluindo todo o tipo de diagnósticos oncológicos e não oncológicos, permitindo transpor barreiras físicas e mentais, criando doces memórias em todos os que passam por nós.

Conheçam o nosso projeto e divulguem:

site: https://ambulanciamagica.pt/

– Facebook: Delegação de Coimbra- Cruz Vermelha Portuguesa

– Linked in: Delegação de Coimbra- Cruz Vermelha Portuguesa

Sara Gomes,

Coordenadora de Enfermagem do Projeto Ambulância Mágica