No âmbito do mês do coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose vão realizar um rastreio gratuito ao colesterol total e dar a conhecer o efeito do mesmo nas artérias do corpo humano através de uma ação imersiva.

Enquadrada na campanha de sensibilização “Na Rota do Colesterol”, esta iniciativa vai decorrer no próximo dia 23 de maio, no Centro Comercial Colombo, entre as 10h00 e as 20h00. O objetivo é alertar para a importância da monitorização dos valores de colesterol como método de prevenção para as doenças cardiovasculares, como o AVC e o enfarte do miocárdio, entre outras.

Cerca de oito em cada dez óbitos de causa cardiovascular, que ocorrem antes dos 70 anos, poderiam ser evitados, segundo dados do estudo “Os Portugueses e o Colesterol 2023”. Nesse sentido, a campanha “Na Rota do Colesterol” surge com o intuito de encorajar o conhecimento dos diferentes constituintes do colesterol e a prevenção da sua acumulação para a saúde cardiovascular, pelo bem-estar e melhoria da saúde nacional, dirigindo-se a toda a população, incluindo sobreviventes de enfarte do miocárdio. O colesterol tem um impacto que a grande maioria das pessoas ainda desconhece ou não controla, já que a sua acumulação é progressiva e assintomática.

Localizada no piso 0, no átrio em frente ao hipermercado do Centro Comercial Colombo, esta experiência diferenciadora e educacional promete, a partir da imersão de cada participante, levá-lo a “viajar” e a conhecer os efeitos do colesterol nas suas artérias. Trata-se de uma atividade de realidade virtual com partilha de mensagens de sensibilização e de prevenção associadas às doenças cardiovasculares.

Com o mote “Escolha uma rota pelo seu coração”, a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose destaca a “importância de reduzir os níveis de colesterol LDL e alertar para o grande risco de enfarte cardíaco (…) em particular para os sobreviventes que já tiveram um destes eventos ou que são familiares próximos de pessoas que tiveram estes eventos”, e, segundo o Professor Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), “não podemos ignorar que morrem, em média, cerca de 80 pessoas por dia, devido a patologia cardiovascular.”

“Na Rota do Colesterol” alcança ainda maior relevância se tivermos em conta os dados de um estudo divulgado pela FPC que dá conta de que três em cada quatro portugueses não sabe quais os seus níveis de colesterol, desconhecimento este que se acentua nas camadas mais jovens, e que intimida num período em que as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte no nosso país.

Nesta campanha, destacam-se também as escolhas a adotar no quotidiano em prol do coração, como a monitorização e/o regularização dos níveis de colesterol da população geral e dos sobreviventes de enfarte, que podem ser preponderantes à saúde futura, pelo que se recomenda a consulta médica com alguma regularidade.

Notícia relacionada

“O excesso de colesterol das LDL tem uma relação causal com as DCV”