Já é possível realizar procedimentos como o TAC Score de Cálcio e o Angio-TAC Coronário, em articulação com a especialidade de Cardiologia, no Hospital CUF Santaŕem. Segundo a CUF, “estes exames permitem a avaliação da anatomia cardíaca, a quantificação da calcificação das artérias coronárias e a avaliação de obstruções nestas artérias”.

“Uma das grandes mais valias da realização destes exames, com o novo equipamento, é conseguirmos calcular, de forma muito precisa, a probabilidade de enfarte agudo do miocárdio, uma das principais causas de morte no nosso país”. “Desta forma, podemos agir com a devida rapidez para o prevenir”, revela Isabel Monteiro, coordenadora de Cardiologia do Hospital CUF Santarém.

Inês Gouveia Pereira, coordenadora de Imagiologia do Hospital CUF Santarém, acrescenta que “esta colaboração estratégica entre a Imagiologia e a Cardiologia, além de permitir diagnosticar doenças cardiovasculares com maior precisão e menos risco para os doentes, também nos permite investigar causas de dor torácica, cardíacas e não cardíacas, com apenas um exame”. O equipamento produz uma quantidade menor de radiação, através da inteligência artificial, aumentando a qualidade de imagem e permitindo um diagnóstico mais preciso das doenças do coração.

“As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte, no mundo. Em Portugal, representam um terço da mortalidade total”, reforça Isabel Monteiro, reforçando que: “o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico contínuo dos doentes são fundamentais para reduzir o número de mortes provocadas por este grupo de patologias”.

CG

Notícia relacionada

Centro Hospitalar Cova da Beira inicia implantação de desfibrilhadores cardíacos

A dose certa de informação. Sem contraindicações.

Subscreva a newsletter Dose Diária.

Esteja em cima do acontecimento.

Ative as notificações do SAPO.

Damos tudo por tudo, para que não lhe falte nada de nada!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #portalSAPO nas suas publicações.