Sorry, your browser doesn't support embedded videos.

Já pode fazer a pré-inscrição no webinar AQUI

Maria Guilhermina Pereira, médica de família na UCSP Belas, no concelho de Sintra, é uma das oradoras do Leading the Heart 2023. Em entrevista, a especialista reforça o papel do médico, nomeadamente do especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF), na prevenção de uma das principais causas de morte: acidente vascular cerebral (AVC).

“É fundamental continuar a batalhar na questão dos estilos de vida”, defende. A médica lembra que nunca é demais apostar na educação para a saúde, quer quando ainda não existe doença quer quando já existe alguma patologia de base.

“Os médicos de família têm esta grande responsabilidade na promoção de estilos de vida saudáveis”, reitera. No caso do AVC, é preciso lembrar aos utentes que a adoção de estilos de vida saudáveis e a adesão à terapêutica vão fazer toda a diferença.

Todavia, admite que “mudar comportamentos é o grande problema do ser humano”, daí considerar que o foco deve ser “o ótimo é inimigo do bom”. Como especifica, vale mais “pequenos gestos” do que nada. Exemplificando, dá exemplos do que pode se feito, como por exemplo sair do autocarro uma paragem antes ou deixar o carro estacionado numa zona mais longe do local de trabalho para se caminhar mais uns passos.

Maria Guilhermina Pereira salienta que não se pode desistir deste papel preventivo do médico, mesmo quando existe escassez de recursos humanos e de tempo. “É preciso que nós, médicos, percebamos que é mesmo muito importante passar estas mensagens, porque assim vamos conseguir mais facilmente transmitir toda as informações com paixão, fervor.”

Inerente a esta “responsabilidade” de prevenção do AVC, está a relação médico-doente, segundo a especialista. “Tem de haver confiança para que o doente perceba que estamos bem seguros do que estamos a dizer.”

Concluindo, deixa uma dica: escrever tudo o que é preciso mudar nos comportamentos e indicar para que serve cada medicamento. “No papel tem um peso maior e é uma forma de responsabilizar o doente pela sua saúde.”

SO

Notícia relacionada

Leading the Heart. Webinar para profissionais de saúde com foco na prevenção do AVC

A dose certa de informação. Sem contraindicações.

Subscreva a newsletter Dose Diária.

Esteja em cima do acontecimento.

Ative as notificações do SAPO.

Damos tudo por tudo, para que não lhe falte nada de nada!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #portalSAPO nas suas publicações.