Quais as mais-valias de se fazer um Executive Master em Gestão Empresarial para Licenciados noutras áreas?
O Executive Master em Gestão Empresarial para Licenciados noutras áreas proporciona uma aquisição de competências transversais na área da Gestão, pautando-se por uma dinâmica que privilegia a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. São variadíssimas as valências que justificam o interesse de quem procura este programa:

– Articulação das matérias lecionadas, que visam dar uma visão de 360.º das áreas relevantes da gestão a todos os licenciados, em cuja formação académica de base não tenham sido ministrados conhecimentos e competências específicos na área da gestão;

– Programa lecionado por um corpo docente altamente qualificado, do ponto de vista académico e profissional. Enquanto uma boa parte dos docentes são doutorados em universidades portuguesas, europeias ou dos EUA, a outra parte é composta por docentes portugueses com larga experiência de Gestão, em Portugal e noutros países;

– Conteúdos programáticos que refletem, de forma equilibrada, a importância dada à ligação entre a teoria e a prática, preparando os participantes para a resolução de casos reais das suas empresas;

– Experiência exclusiva na Escola de Liderança dos Fuzileiros da Marinha, onde os participantes frequentam um curso intensivo, no sentido de desenvolverem as capacidades de liderança e de motivação num ambiente de pressão. É um dos aspetos mais marcantes e mais apreciados do programa;

– Diversidade dos participantes ao nível da formação, do percurso profissional e dos setores de atividade, algo que garante uma riqueza e uma partilha de experiências que se traduz numa dinâmica em sala ímpar;

– Por fim, toda a logística, incluindo infraestruturas modernas, recursos digitais e coordenação operacional do programa, que é planeada no sentido de que nada falte aos participantes.

Quais são os principais objetivos deste master?
Os principais objetivos deste master passam por fornecer uma formação executiva em Gestão que seja abrangente, adaptável e valiosa para uma ampla gama de públicos, incluindo principiantes na gestão e profissionais experientes que desejem aprimorar os seus conhecimentos. Nesse sentido, o programa visa formar gestores completos, ampliar competências em gestão, facilitar uma eventual mudança de carreira, promover a liderança e a transformação, construir uma rede de contatos valiosa e oferecer uma educação única e diferenciada. Concluindo, o programa visa preparar líderes capazes de liderar a transformação nas organizações, bem como construir redes de contatos no mundo dos negócios.

De que forma este curso se destaca dos demais masters em Gestão Empresarial?
O Executive Master em Gestão Empresarial para licenciados noutras áreas é o programa mais antigo na formação de executivos em Portugal. Com mais de 40 edições realizadas de forma interrupta, é reconhecido pelo mercado empresarial como instrumento de valorização dos conhecimentos e das competências de profissionais que, como o nome do programa indica, não têm formação de base na área da Gestão. Contando ainda com cinco edições realizadas na Região Autónoma da Madeira e várias outras já realizadas e orientadas para o mercado internacional (i.e., China, Médio Oriente e Moçambique), o programa é pensado com o intuito de facultar instrumentos e técnicas de Gestão de empresas para quem não recebeu, a nível académico, formação específica nessa área. Destaca-se por formar pessoas ambiciosas e determinadas a liderar a transformação, ultrapassando fronteiras e rompendo com o mainstream.

“O Executive Master em Gestão Empresarial para licenciados noutras áreas é reconhecido pelo mercado empresarial como instrumento de valorização dos conhecimentos e das competências de profissionais que (…) não têm formação de base na área da Gestão”

Como é que está estruturado o programa curricular?
Ao longo das mais de 40 edições já realizadas, nacional e internacionalmente, o programa tem sido atualizado e reforçado periodicamente. A próxima edição beneficiará desse know-how acumulado e abarcará estruturalmente todas as áreas relevantes para a gestão das empresas e das organizações, quer se situem ao nível estratégico, com a lecionação de matérias relacionadas com a estratégia e com o desenvolvimento empresarial, quer ao nível operacional, com a lecionação de conhecimentos nas várias áreas funcionais principais: marketing, finanças, contabilidade, gestão de pessoas, logística e operações. Serão também tratadas áreas de apoio relevantes, como a gestão da tecnologia e a inteligência artificial. Esta estrutura reflete a abordagem abrangente do programa em fornecer aos participantes uma formação completa em gestão empresarial.

Quem são os professores que constituem o corpo docente?
O corpo docente é composto por um grupo diversificado de professores motivados, altamente qualificados e com ampla experiência tanto académica como profissional. Especificamente, uma boa parte dos docentes são doutorados em universidades portuguesas, europeias ou dos EUA, enquanto a outra parte é composta por docentes portugueses com larga experiência em gestão de empresas, seja em Portugal ou noutros países. Esta combinação é importante e garante que os participantes recebem uma formação equilibrada e abrangente, que aborda tanto a teoria como a aplicação prática da gestão empresarial.

É destinado a pessoas de qualquer outra área de formação? Quais os requisitos de admissão?
O programa em Gestão Empresarial para Licenciados outras áreas é projetado especificamente para pessoas que têm uma formação académica em áreas não relacionadas com a Gestão, tornando-o assim acessível a uma ampla variedade de backgrounds académicos. Importante referir que, para além da avaliação curricular, é necessária a realização de uma entrevista com o Diretor do Programa, que proporcione uma perceção mais completa do perfil do candidato, aquando do processo de seleção e eventual admissão. Esta entrevista também dá ao candidato a oportunidade de demonstrar o seu compromisso e entusiasmo pelo programa, bem como de obter informações adicionais que podem influenciar a decisão sobre o seu ingresso.

De que forma este curso vai ao encontro das necessidades de uma plateia tão heterogénea?
Este programa é projetado para ser inclusivo e flexível, de modo a atender às necessidades de uma audiência heterogénea que busca conhecimentos e competências nas áreas da gestão empresarial, independentemente de sua formação académica anterior e/ou dos seus objetivos profissionais. Como tal, o programa oferece uma excelente oportunidade para indivíduos com formações diversas que desejam adquirir habilidades em Gestão e Liderança. A ênfase na aplicabilidade prática, na visão 360.º da gestão e na adaptabilidade a um público diversificado tornam-no um programa único e promissor para aqueles que buscam aprimorar suas capacidades na área de gestão empresarial. Nesse sentido, é proporcionado um ambiente de aprendizagem rico e inclusivo.

“A ênfase na aplicabilidade prática, na visão 360.º da gestão e na adaptabilidade a um público diversificado tornam-no um programa único e promissor para aqueles que buscam aprimorar suas capacidades na área de gestão empresarial”

De que forma este master pode ser importante para os profissionais da área da saúde?
Têm sido muitos os profissionais da área da saúde que têm frequentado este programa ao longo dos anos. Aliás, não há edição em que não se verifique uma representação significativa dos profissionais de saúde nas respetivas turmas. Isto verifica-se porque o programa é fundamental para profissionais que desejam adquirir as habilidades e o conhecimento necessários para liderar e gerir eficazmente as organizações de saúde, enfrentando os desafios complexos e em constante evolução desse setor. Especificamente, pode ser importante porque oferece conhecimentos em gestão que são fundamentais para a administração eficaz de organizações de saúde complexas, ajuda a desenvolver skills de tomada de decisão estratégica, gestão de recursos, liderança de equipas multidisciplinares e adaptação às mudanças regulatórias. O programa aborda também áreas como o empreendedorismo, a negociação e a inovação, que ajudam a preparar os profissionais de saúde para enfrentar os desafios do setor de saúde, sempre em constante evolução, bem como garantir a qualidade do atendimento ao paciente.

Durante o master, os alunos terão oportunidades de networking?
Sim, durante o curso, os alunos têm diversas oportunidades de networking. Essas oportunidades são valiosas e vitais para o desenvolvimento profissional dos participantes, permitindo que construam relacionamentos, aprendam com seus pares e estabeleçam conexões que podem ser benéficas ao longo de suas carreiras. Este programa costumam promover e facilitar ativamente o networking como parte integrante da experiência educacional, seja através de diferentes tipos de eventos ou através de diferentes plataformas.

“O programa aborda também áreas como o empreendedorismo, a negociação e a inovação, que ajudam a preparar os profissionais de saúde para enfrentar os desafios do setor de saúde, sempre em constante evolução, bem como garantir a qualidade do atendimento ao paciente”

Qual o balanço que faz das edições anteriores?
Cada turma tem o seu perfil, mas todas deixaram saudade. O compromisso com o sucesso profissional e pessoal dos participantes é uma prova do valor duradouro deste programa. O facto de acolhermos novos participantes recomendados por ex-participantes é um sinal claro de que o programa atende às expectativas e oferece benefícios substanciais. Na prática, o programa combina tradição e inovação, aproveitando mais de quatro décadas de know-how acumulado para proporcionar uma educação sólida em Gestão Empresarial. São vários os casos de profissionais que deram um novo rumo à carreira ou que conseguiram progressões nas respetivas empresas. Esse tipo de sucesso profissional e pessoal é uma prova do valor do programa e da sua capacidade de atender às necessidades e aspirações dos nossos participantes.

“Este programa costumam promover e facilitar ativamente o networking como parte integrante da experiência educacional, seja através de diferentes tipos de eventos ou através de diferentes plataformas”

SM

Notícia relacionada

“O objetivo é capacitar (…) agentes de mudança e transformação digital na saúde”