O Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho, em Estremoz, acolhe nos dias 11 e 12 de abril o workshop «Recolha e Preparação do Barro para a Cerâmica», integrado no projeto 2LEGACY, financiado pelo laboratório associado IN2PAST.

A iniciativa é promovida no âmbito do projeto 2LEGACY, liderado pelo laboratório HERCULES da Universidade de Évora, em parceria com o Lab2PT da Universidade do Minho, o CRIA da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, o VICARTE da mesma universidade, o Município de Estremoz e a Associação de Oleiros de Estremoz (ADOE).

O projeto 2LEGACY investiga o papel da argila local na cerâmica tradicional, quer na sua relevância histórica, quer na aplicação em práticas contemporâneas nos concelhos de Estremoz e Barcelos. A investigação pretende estabelecer uma ligação entre ciência, património e inovação.

Com o apoio do Centro Ciência Viva de Estremoz (CCVE), o workshop tem como objetivo documentar e aprofundar os processos de recolha e preparação da argila, promovendo a preservação de saberes tradicionais e a valorização dos recursos naturais locais.

O programa inicia-se no dia 11 de abril, às 11:00, com a concentração dos participantes no CCVE, onde será assegurado o transporte para a zona de recolha do barro. No dia 12 de abril, os trabalhos prosseguem no Museu Municipal, a partir das 9:30.

As inscrições decorrem até 9 de abril.