
O Vodafone Rally de Portugal 2025, integrado no Campeonato Mundial de Ralis (WRC), realiza-se entre 15 e 18 de maio, reunindo em solo português 95 equipas e os principais nomes da modalidade. A prova, organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), é considerada o maior evento desportivo do país e vai percorrer diversos concelhos das regiões Centro e Norte, incluindo Felgueiras, Fafe, Amarante, Lousada, Paredes, Cabeceiras de Basto, Águeda e Vieira do Minho.
A edição deste ano compreende 24 provas especiais de classificação, distribuídas por três etapas, com um total de 344,5 km cronometrados. O arranque acontece com o Shakedown em Baltar e uma Super Especial na Figueira da Foz, a única em asfalto. O percurso continua com passagens por troços clássicos como Lousã, Góis, Arganil, Amarante e Fafe, terminando com a emblemática Power Stage na Pedra Sentada, em Fafe.
Na grelha de partida estarão 12 carros da categoria Rally1, incluindo os GR Yaris da Toyota Gazoo Racing pilotados por Sébastien Ogier, Kalle Rovanperä, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta. A equipa Hyundai Motorsport apresenta Thierry Neuville, Ott Tänak e Adrien Fourmaux, enquanto a M-Sport Ford inclui o português Diogo Salvi, a competir pela primeira vez com um Rally1.
O WRC2 contará com 56 carros Rally2, entre os quais Oliver Solberg, Gus Greensmith, Kajetan Kajetanowicz e Nikolay Gryazin. Os portugueses Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, Pedro Meireles, José Pedro Fontes e Pedro Almeida também estarão em ação no âmbito do Campeonato de Portugal de Ralis.
Este ano, a organização introduz alterações técnicas com o fim do sistema híbrido nos Rally1 e a estreia da marca Hankook como fornecedora oficial de pneus. O programa completo e atualizações podem ser consultados no site oficial: https://rallydeportugal.pt/content.aspx?menuid=3.
Fotografias: Arquivo (CM de Paredes)