Realizou-se na passada sexta-feira, 18 de julho, à tarde, uma conferência organizada pela ACEIIVRMAssociação Comercial, Empresarial, Institucional e Individual de Vieira do Minho, enquanto entidade promotora do Vieira Viva – Centro de Empreendedorismo de Impacto.

Este evento pretendeu assinalar o início de uma nova etapa para o ecossistema económico e social da região e representa uma oportunidade para conhecerem os serviços que a ACEIIVRM disponibiliza a empresas, associações e instituições.

O projeto Vieira Viva – Centro de Empreendedorismo de Impacto Social nasceu com o apoio da Portugal Inovação Social e com o Município de Vieira do Minho como Investidor Social, com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis e de impacto positivo para as comunidades, através da articulação com o tecido empresarial e associativo, tal como explicou Gaspar Vieira, presidente da ACEIIVRM:

.

A Câmara Municipal de Vieira do Minho foi uma das parceiras do evento, destacando a importância deste tipo de iniciativas, tal como explicou a presidente Elsa Ribeiro:

.

Foram vários os oradores presentes, tendo dado o seu testemunho sobre a tecnologia e o digital nas suas áreas profissionais. Paulo Barreto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Ana Morais da ARTWAY, Afonso Barroso, vereador da Câmara de Vieira do Minho.

Dois dos convidados foram jovens vieirenses que encontraram no desporto online a sua área profissional. É o caso de José Fernandes que é coach de esportes:

.

Jorge Ferreira trabalha na área de gestão de redes sociais e marketing também na área dos desportos online:

.

Depois de um coffee break e de um momento musical da pianista vieirense Dalila Teixeira, seguiu-se uma mesa redonda que contou com a presença de António Cardoso, presidente da empresa Águas do Norte, Albano Costa, arcipreste Vieira do Minho; António Matos, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho, Carlos Branco, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho e presidente da Comissão de Proteção ao  Idoso do Norte, Carlos Alberto Gonçalves, presidente da Comissão de Proteção a Crianças e Jovens de Vieira do Minho e Leonor Varela, professora do departamento de produção de sistemas da Universidade do Minho.

A sessão contou ainda com uma atuação do Grupo de Cantares da Universidade Senior de Vieira do Minho e com uma visita à sede da a ACEIIVRM – Associação Comercial, Empresarial, Institucional e Individual de Vieira do Minho.