Durante o dia 29 de abril, a PSP de Lisboa realizou múltiplas detenções, provindas de crimes diferentes.

A primeira detenção ocorreu, quando o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, deteve, um com 50 anos de idade, por ser suspeito de ter furtado um veículo.

Pelas 07h30, o segurança das instalações de um stand automóveis apercebeu-se que a porta de vidro do estabelecimento estava aberta, não sabendo o que originou a abertura da mesma, imediatamente, verificou no sistema de videovigilância que horas antes, pelas 01h30, um cidadão, ao passar no local, entrou no stand, tendo subtraído 1 viatura “Mercedes E-Vito” branca, no valor de 75 000 euros, 6 conjuntos de 2 chaves, referentes à viatura acima descrita, no valor de 4 000 euros, 1 computador portátil, no valor de 500 euros, 1 estabilizador de baterias, no valor de 250 euros e várias caixas com garrafas de vinho.

Após ter conhecimento da situação, à Esquadra de Investigação Criminal de Oeiras, começou o processo de de localizar a viatura furtada, tendo encontrado a mesma, pelas 10h00, na zona do Estoril, culminando na detenção do suspeito e na recuperação do material.

O arguido foi sujeito a primeiro interrogatório judicial de arguido detido, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, Prisão Preventiva.

No mesmo dia o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através do Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço, procedeu à detenção de um homem de 58 anos, sob a qual pendia Mandado de Detenção Europeu emitido pela República Italiana, condenado ao cumprimento de dois anos e quatro meses de prisão efetiva, pelo crime de falsificação de documentos.

Também foi apreendida uma mulher de 54 anos sob a qual pendia Mandado de Detenção para que fosse notificada do despacho de acusação, constituída arguida e prestasse Termo de Identidade e Residência, sendo restituída à sua liberdade após o tempo estritamente necessário à realização das diligências.

Estas detenções surgiram no âmbito da deslocação de uma Brigada de Fiscalização de Estrangeiros ao Centro de Atendimento Especial da AIMA – Centro Hindu em Lisboa, por solicitação dos mesmos, após verificarem a existência de medidas cautelares pendentes.

O detido no âmbito do Mandado de Detenção Europeu, recolheu às salas de detenção do COMETLIS, sendo presente no dia 30 de abril no Tribunal da Relação de Lisboa, que determinou que este aguardasse a sua entrega à autoridade judiciária italiana, em detenção no Estabelecimento Prisional.

As 14h30 do dia 29 de abril, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, procedeu à detenção de três homens com 35, 36 e 42 anos por imigração ilegal, que se haviam deslocado à Esquadra de Turismo em Lisboa para comunicarem os extravios dos seus passaportes.

Os detidos foram presentes a Tribunal no dia 30 de abril de 2025, tendo sido ordenada a sua colocação no Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporário para cidadãos estrangeiros na cidade de Faro.

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos reforça que mantém uma vigilância contínua e rigorosa nas redes de transportes públicos ferroviários e do Metropolitano de Lisboa, visando assegurar a proteção e a tranquilidade dos passageiros e respetivos bens.