
A Universidade Católica Portuguesa manifesta «o seu profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco».
Em nota enviada para as redações, a entidade refere que «a sua partida deixa uma dor profunda nos crentes e em todos aqueles que encontraram nas suas palavras, gestos e ações um testemunho luminoso de humildade, generosidade, proximidade e esperança».
Na nota de pesar, a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, recorda o Papa Francisco: «Esperança foi não só o mote da sua vida, mas o seu legado, uma mensagem particularmente relevante num mundo de dissidência e contradições, onde o Papa Francisco foi o derradeiro líder ético.»
Outra recordação é apontada com a visita do Papa Francisco «à nossa Universidade, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em agosto de 2023.
Foi um momento inesquecível e profundamente marcante para toda a comunidade académica. Nesse encontro, o Papa Francisco apelou à coragem do pensamento livre e ao compromisso com uma ecologia integral, desafiando os jovens a lutar contra a complacência e o medo “…tende a coragem de substituir os medos pelos sonhos: não sejais administradores de medos, mas empreendedores de sonhos!”.»
A terminar, a reitora adianta que «neste momento de luto, reafirmamos o nosso compromisso com o legado do Papa Francisco. Que a sua vida, dedicada ao serviço dos mais pobres, ao diálogo inter-religioso, à justiça climática e à cultura do encontro, continue a inspirar o nosso caminho como Universidade Católica. Que o seu testemunho de ternura e firmeza, de simplicidade e sabedoria, nos ajude a ser, como ele pediu, “artesãos do futuro”.»