O Concelho de Serpa prepara-se para celebrar as festividades tradicionais do Cante ao Menino e Cante aos Reis, eventos enraizados na cultura local que unem música, devoção e partilha.

Em Vila Verde de Ficalho, as vozes ecoarão na noite de 24 de dezembro, às 23h30, na Igreja de São Jorge, durante o emocionante Cante ao Menino. Uma celebração que promete envolver os corações da comunidade com os sons característicos do cante alentejano, enchendo a noite de Natal com melodias que celebram o nascimento do Menino Jesus.

A tradição continua em Vila Nova de São Bento com dois momentos distintos: no dia 30 de dezembro, às 16h00, o Cante ao Menino e uma visita especial ao presépio serão conduzidos pelo Rancho Coral e Etnográfico local. No dia 5 de janeiro, às 21h00, na Igreja de São Bento, o Cante aos Reis irá reunir o Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e o Grupo Coral Feminino Madrigal, num espetáculo de vozes e tradição.

A magia do Cante aos Reis irá percorrer outras localidades: em Serpa, no dia 5 de janeiro, grupos como o Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior e da Casa do Povo de Serpa irão levar o espírito dos Reis pelas ruas da localidade. Pias, por sua vez, recebe o Cante aos Reis às 19h00 com o Grupo Coral Feminino As Ceifeiras, enquanto Vale de Vargo terá, à mesma hora, o Cante aos Reis pelas suas ruas, animado pelo Rancho Coral Feminino Papoilas do Enxoé.

Estes eventos não são apenas concertos, são expressões culturais enraizadas na tradição, representando a partilha, a união e a alegria que marcam esta época festiva. O cante alentejano, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade, será a melodia que ecoará, relembrando a importância de preservar e celebrar as raízes culturais de Serpa.

É com orgulho e devoção que o Concelho de Serpa se prepara para receber e partilhar a magia do Cante ao Menino e do Cante aos Reis, convidando a todos para se unirem nestes momentos de tradição, música e alegria.