
O Congresso de Cozinha, o maior evento dedicado aos profissionais da gastronomia em Portugal, regressa nos dias 12 e 13 de outubro para a sua 21.ª edição, com um conjunto de novidades que prometem elevar a experiência gastronómica a novos patamares.
Este ano, o evento acontecerá nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, e contará com a estreia de dois novos palcos: Palco Coletivo e Degustações.
O tema central da edição de 2025 será “Uma só saúde”, que destaca a importância de uma abordagem mais sustentável e consciente na cozinha, este conceito vai além do sabor e da experiência gastronómica, aludindo à responsabilidade dos cozinheiros em relação à produção de alimentos, incluindo práticas que favoreçam a saúde humana, animal e ambiental.
“Este tema abrange a importância da consciência ambiental do cozinheiro, desde a origem do alimento até à sua transformação, sempre com foco na sustentabilidade e no ciclo natural da produção alimentar”, afirmou Paulo Amado, fundador do evento.
A mudança para os Jardins do Palácio Marquês de Pombal em Oeiras, um espaço mais amplo e ambicioso, proporciona um novo formato para o Congresso, com a inclusão de mais dois palcos: Palco Coletivo, dedicado a demonstrações culinárias com base na agricultura regenerativa, e o Palco Degustações, que contará com chefs convidados a apresentar mini-doses dos seus pratos mais emblemáticos.
“Esta mudança de espaço permite-nos inovar e oferecer aos participantes novas formas de interação e aprendizado”, acrescenta Paulo Amado.
Entre os chefs já confirmados para esta edição estão algumas das figuras mais proeminentes da gastronomia internacional, como Pablo Jesús Rivero, do restaurante Don Julio, considerado o melhor da América Latina em 2024, e Catarina Correia, do Casa de Chá da Boa Nova, com duas estrelas Michelin. Também marcarão presença Kiko Martins (Grupo Comer o Mundo), José Neves (Ciclo), Rita Magro (Blind), Rodrigo Castelo (Ó Balcão), André Cruz (Feitoria, uma estrela Michelin), entre outros grandes talentos da cozinha.
O evento contará ainda com uma programação diversificada, incluindo masterclasses, degustações, instalações artísticas e momentos musicais.
A novidade desta edição também inclui as I Jornadas de Escrita Gastronómica, coordenadas pelo chef André Magalhães, que reunirão jornalistas, escritores e chefs para debater a relação entre gastronomia e jornalismo.
Outro destaque será a final da prova “O Melhor Pastel de Nata 2025”, que reunirá 12 das melhores pastelarias do país.
O Congresso de Cozinha 2025 conta com o patrocínio principal do Município de Oeiras, Makro, Fagor e Vivid Farms. Além disso, tem o apoio de grandes marcas como Arroz Bom Sucesso, ICEL, Aviludo, Flora, Bonduelle Food Service e San Pellegrino, entre outros parceiros estratégicos.
Os bilhetes Early Bird já estão disponíveis, com a inclusão de todas as degustações durante os dois dias do evento.
A entrada nas oficinas de sábado também será gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, que pode ser realizada através do e-mail: quintadacruz@cmviseu.pt.
O Congresso de Cozinha, anteriormente conhecido como Congresso dos Cozinheiros, nasceu em 2005 com o objetivo de promover a troca de conhecimento e experiência entre os profissionais da área, ao longo dos anos, tornou-se a maior plataforma de discussão e celebração da gastronomia em Portugal, destacando-se também no cenário internacional.
Este evento é uma oportunidade única para profissionais e amantes da cozinha conhecerem as tendências mais atuais, debatendo o futuro da gastronomia e o papel que ela desempenha na sociedade moderna.