O Tribunal Judicial de Beja decretou hoje prisão preventiva para o homem de 74 anos suspeito da tentativa de homicídio de um antigo militar da GNR, ocorrida na segunda-feira, no concelho de Mértola. A medida de coação mais gravosa foi determinada após o suspeito ser presente a um primeiro interrogatório judicial.

Segundo informações da Polícia Judiciária (PJ), o incidente ocorreu no Monte Tamejoso e envolveu um desentendimento pessoal entre o suspeito e a vítima, um homem de 62 anos, ex-militar da GNR. A vítima sofreu ferimentos graves num braço após ser baleada pelo alegado agressor. O ferido foi transportado para o hospital de Beja, onde foi submetido a cirurgia e encontra-se em estado estável.

O alerta para a tentativa de homicídio foi dado às 06:56 de segunda-feira. A PJ deteve o suspeito no mesmo dia, após recolher “fortes indícios da prática do crime de homicídio qualificado na forma tentada, com recurso a arma de fogo”. A arma utilizada na agressão foi apreendida durante a investigação.

De acordo com a PJ, o incidente resultou de desavenças relacionadas com animais que ambos possuem em suas herdades. O suspeito terá abandonado o local após a agressão.