Esta edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, promovida pela A7M — Associação do Festival de Música de Setúbal, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Helen Hamlyn Trust, e oferece cinco dias de intensa partilha cultural.

O evento junta artistas consagrados, tanto a nível nacional como internacional, a iniciativas desenvolvidas com a participação da comunidade local.

O festival, que decorre, como habitualmente, em vários espaços e equipamentos do concelho, recupera “Memórias e Tradições”, o tema escolhido este ano para homenagear heranças musicais que atravessam gerações, para assim, reforçar a identidade e memória coletivas.

O concerto pedagógico “A História com Música: O Feiticeiro de Oz”, pela Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, é o primeiro evento cultural, logo no dia 7 de maio, às 15h00, nos claustros do Convento de Jesus, com entrada gratuita, mediante inscrição pelo email: a7m.eventosfms@gmail.com.

Segue-se, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, o concerto de abertura, o qual homenageia Carlos Paião, com “Sem Playback”, pela Orquestra Ligeira do Conservatório Regional de Palmela, com a participação de B-Voice e do Coro Feminino TuttiEncantus, com as entradas no valor de 5 euros.

Dia 8, às 21h00, o Fórum recebe o concerto “Everyone is the One”, com direção musical de Marco Santos, acompanhado de André Rosinha, João Moreira, Óscar Graça, piano, Ricardo Toscano e Tiago Oliveira, com a participação do Conservatório Regional de Setúbal, os bilhetes custam 10 euros.

No dia seguinte, 9 de maio, pelas 10h15, a partir do Auditório José Afonso, realiza-se o “Desfile do Tempo”, com alunos do 1.º e do 2.º, ciclos do ensino básico, num evento criado e com direção artística de Marco Santos, com formação e produção a cargo de Margarida Soares e Rui Aires.

Participam no habitual desfile de percussão, cor e alegria pelas ruas da cidade, que o público pode assistir gratuitamente ao longo do percurso, os agrupamentos de escolas Barbosa du Bocage, Lima de Freitas, Luísa Todi, Ordem de Sant’Iago e Sebastião da Gama.

Ainda dia 9, às 21h00, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe o concerto “Carlos Paredes: a Música de um Povo”, dirigido por Vasco Pearce de Azevedo, com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, a Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, a Academia de Música de Almada e o Conservatório Regional de Setúbal, este evento tendo um valor de 12 euros.

Dia 10, às 10h00 e às 11h30, o Museu do Trabalho Michel Giacometti acolhe “Setúbal: Vozes da História”, de Aleksandar Zar e Ana Marques, com a APPACDM de Setúbal, a Academia Luísa Todi, o Conservatório Regional de Setúbal e Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, contudo a entrada para este evento está sujeita a convite.

Mais tarde, às 17h00, o Forte de Albarquel revela “Paisagens Sonoras: o Violoncelo entre o Fado, Moda e Baião”, concerto dirigido por David Ashbridge, com David Chew, Catarina Barreiros, Fernanda Canaud, Daniela Mesquita e a Academia de Música de Almada, com o ingresso custando 5 euros.

Ainda dia 10, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, há “Qatra Qatra Gota a Gota”, espetáculo que junta em palco Além Cabul & Celina da Piedade, a Academia Luísa Todi, o Coro Feminino TuttiEncantus e o Coro Vozes da União, os bilhetes custam 10 euros.

No último dia da 14.ª edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, dia 11, reserva três concertos para o público, o qual começa com “Memórias e Tradições da Nossa Terra”, em sessões às 10h00 e às 11h30, num projeto coordenado e com direção musical de Carlos Garrote.

Este espetáculo, é de entrada gratuita mediante levantamento prévio de convite, conta ainda com as participações de Ana Marques, Nuno Tavares e Ale Damasceno, a par de alunos dos agrupamentos de escolas de Azeitão, Barbosa du Bocage, Lima de Freitas, Luísa Todi e Sebastião da Gama.

Às 15h30, o Auditório Bocage recebe “Dedilhando Memórias, Ressoando Tradições”, que junta Ensemble de Guitarras de Setúbal, David Chew, Academia Luísa Todi, Academia de Música de Almada, conservatórios regionais de Setúbal e Palmela e Escola Superior de Música de Lisboa, os bilhetes sendo vendidos no valor de 5 euros.

O concerto “No Colo da Tradição” encerra a edição 2025 do evento cultural que celebra a universalidade da música, no Fórum Municipal Luísa Todi, às 18h30, juntando Orquestra Sinfónica e Coro do Festival Internacional de Música de Setúbal.

O espetáculo, com direção musical de Pablo Orbina, conta ainda com as participações da Academia Luísa Todi, da Academia de Música de Almada, dos conservatórios regionais de Setúbal, Palmela e Covilhã, do Coral Infantil de Setúbal e da Escola Profissional de Artes da Covilhã. As entradas são a 5 euros.

O programa completo, incluindo informações sobre aquisição de bilhetes e levantamento de convites, já está disponível na página do município, em https://shorturl.at/gg467, assim como na página oficial do evento, acessível em https://festivalmusicadesetubal.pt/.