Decorreu na manhã desta quinta-feira, 21 de março, no âmbito do Projeto Pedagógico da Serra da Aboboreira, e para assinalar o Dia da Árvore, uma atividade organizada pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) que juntou 750 pessoas da comunidade escolar dos três municípios que ligam a serra: Amarante, Baião e Marco de Canaveses.

Os jovens fizeram uma caminhada, com ponto de saída da serra respetiva ao seu município, com ponto de afluência na Capela da Nossa Senhora da Guia.

Para a Presidente do Conselho Diretivo da AMDT, Cristina Vieira, esta atividade decorre no seguimento do “projeto pedagógico que tem vindo a ser desenvolvido nos agrupamentos escolares dos três municípios com o objetivo de sensibilizar os jovens para o território, nomeadamente, para a importância da Serra da Aboboreira e importância de cada um ser guardião da própria serra. Não basta distribuirmos informação com os manuais educativos, é preciso trazer os jovens para a serra para eles verem e sentirem o território como seu. Embora haja mais atividades propostas para decorrer ao longo do ano nas escolas, esta atividade é o culminar de um processo que inicia na escola com a aprendizagem e termina no terreno onde os jovens podem, através da caminhada, conhecer tudo o que falaram nas salas de aula”, conclui a também Presidente do Município de Marco de Canaveses.

Para Adriano Santos, Vereador com o Pelouro do Ambiente do Município de Amarante, esta atividade “determina um esforço logístico dos três municípios, mas que se justifica pelo objetivo maior que é trazer os jovens a conhecer a Serra da Aboboreira, a sentir a mesma como pertença e criar este ambiente de empatia entre a comunidade escolas dos municípios, a amizade e a vontade de preservar o território”.

Presentes estiveram, também, agentes da proteção civil dos municípios bem como os senhores professores dos agrupamentos que acompanharam os jovens nesta atividade.