O tradicional Cortejo Histórico e Etnográfico voltou a realizar-se em Serpa, no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe. Promovido pela Câmara Municipal, o evento contou com a participação de centenas de figurantes e voluntários que recriaram episódios da história local e mostraram tradições e costumes do concelho.

O cortejo iniciou-se na Rua da Abegoaria e percorreu a Rua Dr. Palma Santos, Rua Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira, Alameda Abade Correia da Serra, Rua do Calvário, Rua Nova, Rua dos Lagares e Rua dos Arcos, terminando junto à Fonte Santa. A organização contou com o apoio de várias entidades e associações do concelho.

Criado em 1979 pela então Comissão de Festas, o Cortejo Histórico e Etnográfico surgiu com o objetivo de representar quadros locais, ilustrando a história, a etnografia e o património construído do concelho de Serpa. Realiza-se desde então há quatro décadas, sempre integrado no domingo de Páscoa.

Atualmente organizado pela Câmara Municipal de Serpa, o cortejo é preparado com vários meses de antecedência, envolvendo a montagem e pintura de carros, a construção de novos quadros, a preparação dos trajes, bem como o empréstimo de viaturas particulares. A edição deste ano envolveu cerca de 700 participantes, entre figurantes, motoristas e elementos da equipa de trabalho.

No programa religioso das Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe, realizou-se a tradicional procissão, que levou a imagem da padroeira do Monte de São Gens até à Igreja do Salvador. Durante a noite, a comunidade reuniu-se para a celebração do terço em honra da Santa Padroeira.

As celebrações prosseguem nos próximos dias, com iniciativas que conjugam tradição, cultura e manifestação religiosa da população de Serpa.

Fique e seguida com as imagens deste cortejo, numa reportagem de Hugo Calado: