
O Funchal Jazz Festival arranca hoje com uma nova edição, que terá uma programação intensa. A capital madeirense será palco de concertos, jam sessions, actuações de rua e acções de formação no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.
Nesta primeira fase, os concertos vão decorrer no auditório ao ar livre do Jardim Municipal, com início marcado para as 19 horas. Este espaço tem sido, desde 2022, um dos pontos centrais do festival, que é organizado pela Câmara Municipal do Funchal e conta com direção artística de Paulo Barbosa.
Artigo relacionado: CMF reforça investimento no 'Funchal Jazz Festival'
A abertura oficial do evento cabe ao grupo Dracaena Draco, um sexteto que reúne jovens talentos do jazz português. A formação inclui três músicos madeirenses actualmente a residir em Lisboa – Tomás Noronha (saxofone alto), Emanuel Inácio (contrabaixo) e Francisco Coelho (bateria) – e três músicos do continente – Henrique Pinto (trompete), Guilherme Fradinho (saxofone tenor) e Duarte Ventura (vibrafone).
"São seis jovens virtuosos, importantes promessas no novo jazz praticado em Portugal", conforme refere o director artístico do Funchal Jazz, que vão apresentar uma série de temas originais escritos especificamente para esta formação.
OUTROS EVENTOS REGIONAIS:
- 9h00 às 20h00 - Gouveia e Melo em visita na Região
9h00 - UAG-Socorridos, na Rua da Capela da Vitória. Funchal
10h10 - Mercado dos Lavradores, no Largo dos Lavradores. Funchal
11h10 - Visita a ARDITI, no Varadouro São Lázaro
20h00 - Jantar no Restaurante “O Lagar", na Estr. João Gonçalves Zarco 478. Câmara de Lobos
- 10h00 - Missa e Bênção dos Finalistas da Universidade da Madeira e da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, presidida pelo bispo D. Nuno Brás, e com a presença de Micaela Freitas, na Sé Catedral
- 10h00 - PS-Madeira realiza conferência de imprensa, na Estrada da Queimada, entre a freguesia de Água de Pena e Machico
- 10h00 - Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral em visita Oficial à Região, visita o Porto de Pesca do Caniçal com o director regional de Pescas, Luís Ferreira
- 10h00 às 17h00 - 21ª edição do Rali da Calheta
- 11h00 - JPP realiza iniciativa política, na Praça Dr. João Abel de Freitas, (junto à Câmara Municipal de Santa Cruz)
- 11h00 - Conselho Regional do PSD/Madeira realiza reunião, no Hotel Vila Galé - Santa Cruz
- 12h00 às 21h30 - Festa de São José - Arco de São Jorge
- 13h00 às 17h15 - 1º Troféu de Orientação ARCA d’Ajuda, Forum Madeira
- 16h00 - Abertura da 3.ª Amotra da Ginja, no Curral das Freiras
- 17h30 - CDU promove acção política, no Alto do Galeão, freguesia de São Roque
- 18h00 - 40.º Edição 24 Horas a Bailar, em Santana, com a presença de Nuno Maciel
- 18h00 às 21h00 - 40.ª edição da Expomadeira
18h00 - visita oficial da Secretária Regional da Saúde e Protecção Civil
18h00 – 20h00 - Grupo Teatro Bolo do Caco – Marinheiros de Chumbo (Itinerante)
21h00 - Old School Band – (Praça da Restauração)
- 18h00 - Danças Históricas no Solar de São Cristóvão, no Solar de São Cristóvão, em Caramanchão, Machico
- 19h30 - Intercâmbio com a Sociedade Filarmónica Euterpe de Castelo Branco (Açores, Faial), com actuação de ambas as Bandas, na Praça da Autonomia, Câmara de Lobos
- 21h00 - Orquestra Clássica da Madeira apresenta Madbrass7 & Percussão, no Saccharum Hotel
- 22h00 - 10.ª Festa Gastronómica Santa Cruz, com actuação de Rita Guerra, na Praça Padre Patrocínio Alves (antiga Praça do Mercado)
CURIOSIDADES:
- Dia do Biquíni e Dia Internacional das Cooperativas
- Este é o centésimo octogésimo sexto dia do ano. Faltam 179 dias para o termo de 2025
EFEMÉRIDES:
1687 -- Publicação da primeira edição integral dos "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural" ("Principia"), de Isaac Newton.
1811 - A Venezuela declara a independência do reino de Espanha.
1830 -- Início da invasão do Norte de África pelas forças francesas, que tomam Marrocos, Tunísia e Argélia, consolidando o poder nos 17 anos seguintes.
1852 -- D. Maria II sanciona o Ato Adicional à Carta Constitucional da Monarquia. É abolida a pena de morte para crimes políticos.
1889 -- Nasce o escritor, cineasta e artista francês Jean Cocteau, autor de "A Voz Humana", "Orfeo", "Opium".
1911 -- Morre, aos 63 anos, a Rainha Maria Pia, em Stupinigi (arredores da cidade italiana de Turim).
1932 - Toma posse o primeiro Governo presidido por Oliveira Salazar. Ministro das Finanças até à data, Salazar já detinha o poder real.
1945 -- II Guerra Mundial. Retirada do Exército Vermelho da Checoslováquia.
1946 - Primeiro desfile do biquíni, novo fato de banho feminino de duas peças, de Louis Réard, na piscina Molitor de Paris.
1948 -- Lançamento do modelo inicial do Serviço Nacional de Saúde, NHS - National Health Service, no Reino Unido.
1954 -- A estação pública britânica de televisão BBC transmite o primeiro noticiário.
- Elvis Presley realiza a primeira gravação de "That's all right", nos estúdios Sun Records, em Memphis, Estados Unidos.
1962 -- Proclamação da independência da Argélia, aprovada em referendo por 99,62 por cento dos eleitores. A proclamação decorre 132 anos após a invasão francesa e oito anos depois do início da guerra pela autodeterminação, a 31 de outubro de 1954.
1973 - O Governo do Ruanda é derrubado por um golpe militar.
1975 -- Independência de Cabo Verde, depois de 500 anos sob domínio português.
1978 -- É publicada a primeira Lei Orgânica do Ministério Público (Lei 39/78), que estabelece o estatuto de autonomia da magistratura, no âmbito da Constituição de 1976.
1979 -- Assinatura do acordo entre o PPD-PSD de Francisco Sá Carneiro, o CDS de Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa, e o PPM de Gonçalo Ribeiro Telles, para a constituição da AD, Aliança Democrática.
- Sai o primeiro número do "Jornal 1X2", publicação técnica e especializada, com informação muito específica: estatísticas, comportamentos de números, dados de saída de algarismos, prognósticos de resultados e listas de números premiados. É usado por quem aposta nos jogos sociais como forma de ter maior probabilidade de sucesso.
1983 -- É publicado o decreto-lei 321/83 que cria a Reserva Ecológica Nacional.
1984 - O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros russo Yacheslav Molotov é readmitido no Partido Comunista, duas décadas depois de ter sido afastado do poder.
1986 - A Estátua da Liberdade é reaberta ao público, depois de dois anos de obras de restauro.
1988 -- A Igreja Anglicana passa a admitir o exercício do sacerdócio pelas mulheres.
1989 -- O antigo conselheiro de segurança do Presidente Ronald Reagan, Oliver North, é condenado pela participação no escândalo Irão-Contras.
1991 - O ANC Congresso Nacional Africano da África do Sul elege Nelson Mandela para a presidência do partido, em Durban, África do Sul.
- O Banco de Crédito Comercial Internacional suspende a atividade em 69 países, depois da descoberta de fraudes e comprovada a participação em operações de "lavagem de dinheiro" do tráfico de droga.
1992 - Madre Teresa de Calcutá, Prémio Nobel da Paz em 1979, recebe o Prémio UNESCO da Educação, pelo combate à pobreza e injustiça.
1993 -- Morre, aos 75 anos, Maria Teresa de Noronha, nome que marca a nobreza do fado.
1994 -- Yasser Arafat dá posse ao Governo palestiniano, em Jericó.
1996 -- Nasce a ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado. Produzida pela equipa do professor Ian Wilmut do Instituto Roslin de Edimburgo, o nascimento seria anunciado em fevereiro do ano seguinte.
1997 -- A atleta Fernanda Ribeiro torna-se campeã do mundo de 10.000m.
2000 -- Morre, aos 87 anos, o engenheiro Edgar Cardoso, conhecido como o "pai das pontes".
2002 -- O Governo do Iraque rejeita o regresso dos inspetores de armamento das Nações Unidas (ONU) ao país.
2003 - A portuguesa OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, e a brasileira Embraer ganham um contrato avaliado em oito milhões de euros para a manutenção dos aviões ERJ-145 da Força Aérea Belga.
- A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde Gro Harlem Brundtland, anuncia, em Genebra, o controlo, à escala mundial, do surto da chamada pneumonia atípica, (Síndroma Respiratória Grave, SRA), que causou 812 mortos, entre 8439 pessoas afetadas em 30 países.
- Atentado à bomba num festival de rock a noroeste de Moscovo. Morrem 20 pessoas.
2004 -- O primeiro-ministro José Manuel Durão Barroso, apresenta a demissão ao Presidente da República, Jorge Sampaio.
- O escritor Urbano Tavares Rodrigues é distinguido com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco pela obra "A Estação Dourada".
2005 -- A administração da Fundação Calouste Gulbenkian decide o fim da companhia de dança Ballet Gulbenkian até agosto de 2006 e anuncia a suspensão de todas as atuações previstas.
- Morre, aos 94 anos, Abdul-Majid Shoman, antigo presidente do Banco Árabe, determinante na consolidação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
2006 - A Lei da Paridade é aprovada na Assembleia da República, com alterações propostas pelo PS, após o veto presidencial de Aníbal Cavaco Silva.
- Portugal perde com a França nas meias-finais do Mundial de Futebol, em Munique, na Alemanha.
2007 -- O diploma que altera o Estatuto do Aluno do Ensino Básico e Secundário, proposto pelo governo para combater a indisciplina é aprovado na generalidade na Assembleia da República.
- O antigo major hutu do exército ruandês Bernard Ntuyahaga, 55 anos, é condenado a 20 anos de prisão pelo tribunal criminal de Bruxelas pelo assassínio de dez soldados belgas da Missão das Nações Unidas no Ruanda, Minuar, a 6 de abril de 1994.
- Morre, aos 80 anos, a soprano francesa Régine Crespin.
2008 - A norte-americana Venus Williams vence pela quinta vez o torneio de Wimbledon, em Londres, terceira prova do Grand Slam, ao derrotar a sua irmã Serena na final.
2011 - Christine Lagarde, 55 anos, assume funções como diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI).
- O Conselho de Ministros aprova um decreto-lei que põe fim aos direitos especiais do Estado enquanto acionista na EDP -- Energias de Portugal, S.A, na Galp Energia, SGPS, S.A. e na Portugal Telecom, SGPS, S.A.
- A Agência de notação Moody's corta em quatro níveis o "rating" de Portugal de Baa1 para Ba2, colocando a dívida do país na categoria de 'lixo' (junk).
2012 -- O Tribunal Constitucional declara a inconstitucionalidade da suspensão do pagamento dos subsídios de férias ou de Natal a funcionários públicos ou aposentados, mas determina que os efeitos desta decisão não se apliquem no ano de 2012.
- O Banco Central Europeu reduz a sua taxa de juro diretora para 0,75 por cento e a taxa de depósito para zero, níveis sem precedentes na história da zona euro.
- A Federação Internacional de Futebol autoriza a introdução da tecnologia da linha de golo, após uma reunião realizada em Zurique, na Suíça.
- É inaugurado o 'The Shard', em Londres, o mais alto arranha-céus da Europa. Renzo Piano é o arquiteto deste obelisco de vidro a que chama "uma pequena cidade vertical".
- Morre, com 68 anos, Gerrit Komrij, escritor holandês. Vivia em Portugal há 30 anos. Autor de "Um almoço de negócios em Sintra" e "Atrás dos Montes".
2013 -- O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, apresenta ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, "o entendimento político alcançado com o líder do CDS-PP", Paulo Portas.
- O Vaticano publica a primeira encíclica "Lumen fidei" (Luz da fé) escrita por dois papas, na qual o Papa Bento XVI e o Papa Francisco afirmam que a fé serve o "bem comum" e reiteram a firme oposição ao casamento homossexual.
2014 - Os economistas Vítor Bento e João Moreira Rato são convidados para presidente do Banco Espírito Santos (BES) e para administrador financeiro do BES, respetivamente.
-- Morre, aos 46 anos, Ignacio García Valiño, escritor e psicólogo espanhol.
2015 -- Referendo, na Grécia, ao acordo proposto pelos credores. Os resultados, divulgados no dia seguinte, indicam que 61,31% dos eleitores votaram "não" ao programa apresentado pelos credores internacionais (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu).
2016 -- Morre, com 83 anos, o jornalista Nuno Rocha, fundador do jornal 'Tempo'.
2017 -- É feita a primeira chamada telefónica entre as ilhas Selvagem Grande e Selvagem Pequena, nas Selvagens, no arquipélago da Madeira, seis séculos depois de descobertas.
- Pelo menos 13 pessoas ficam feridas num ataque ao parlamento da Venezuela, em Caracas, por civis armados afetos ao regime, durante uma sessão especial comemorativa do 206.º aniversário do Dia da Independência.
- As autoridades de saúde declaram o fim da epidemia de sarampo em Portugal, iniciada em fevereiro, apesar de manterem os níveis de alerta elevados devido à permanência de surtos na Europa.
- Morre, aos 80 anos, Joaquín Navarro-Valls, médico e jornalista espanhol que foi porta-voz do Vaticano durante o pontificado do Papa João Paulo II.
2018 -- Morre, aos 92 anos, Claude Lanzmann, jornalista, escritor e realizador francês, nome associado ao documentário de nove horas "Shoah" (palavra hebraica para "catástrofe").
- Morre, aos 75 anos, Jean-Louis Tauran, cardeal francês, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo inter-religioso e Camerlengo da Santa Igreja Romana desde 2014.
2019 - O Ministério Público de Coimbra acusa 28 arguidos no âmbito do inquérito que investiga alegadas irregularidades no processo de reconstrução das casas que arderam no incêndio de Pedrógão Grande, em junho de 2017.
- O dirigente do PTP José Manuel Coelho é condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva pelo Tribunal da Instância Central da Comarca da Madeira, por crimes de desobediência qualificada ao tribunal e difamação agravada.
- A Assembleia da República aprova a primeira Lei de Bases da Habitação, com os votos a favor de PS, PCP, BE, PEV e PAN.
- A região de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, recebe a classificação de Património Cultural e Natural Mundial da UNESCO, na reunião do comité da organização, em Baku, no Azerbaijão.
2020 -- Morre, aos 81 anos, Alfredo Tropa, realizador, autor de documentários e programas de televisão, como "O Povo que Canta", com o musicólogo Michel Giacommetti.
- Morre, aos 81 anos, Ragaa al Guiddawi, atriz egípcia, participou em mais de 380 filmes, peças de teatro e novelas de televisão.
2022 - A atleta Camila Rebelo conquista a medalha de ouro nos 100 metros costas dos Jogos do Mediterrâneo Oran2022, Argélia.
2024 -- O líder trabalhista Keir Starmer torna-se oficialmente o novo primeiro-ministro britânico, depois da cerimónia com o rei Carlos III que lhe pede formalmente para formar um novo Governo.
PENSAMENTO DO DIA:
O estilo é uma maneira muito simples de dizer coisas complicadas Jean Cocteau (1889-1963), escritor, cineasta e artista francês.