
Projeto “Eco Rain” é o grande vencedor da 13.ª edição do projeto Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões
Grande final da iniciativa realizou-se na passada sexta-feira, 23 de maio, em Viseu. Doze ideias de negócio, desenvolvidas por alunos do ensino secundário da região, disputaram os prémios finais.
O projeto “Eco Rain”, desenvolvido pelos alunos Guilherme Figueiredo e Renato Fernandes, da Escola Secundária Tomaz Ribeiro (Tondela), foi o grande vencedor da 13.ª edição do projeto Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões, concurso promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, que decorreu no Auditório da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu. O evento marcou a conclusão de mais uma edição do programa, que tem como missão estimular o espírito empreendedor e a criatividade nos jovens da região.
Os projetos a concurso foram desenvolvidos por equipas de alunos do ensino secundário regular e profissional da região, com o apoio das respetivas escolas e professores. As três ideias vencedoras foram premiadas com Missões de Empreendedorismo em diferentes cidades europeias, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer ecossistemas de inovação, projetos de base tecnológica e boas práticas de empreendedorismo jovem.
Nesta Final Intermunicipal, conduzida pela apresentadora Catarina Camacho, foram apresentadas as 12 ideias finalistas. O júri, constituído por Aníbal Maltez (Interioriza.te), Carla
Coimbra (CCDR Centro), Paulo Sousa (AIRV), Pedro Lopes (CEO da Infinitebook) e Luísa Augusto (Instituto Politécnico de Viseu), distinguiu os seguintes projetos vencedores:
• “Eco Rain”, desenvolvido pelos alunos Guilherme Figueiredo e Renato Fernandes, com orientação do Professor Paulo Nogueira, da Escola Secundária Tomaz Ribeiro (Tondela), 1.º prémio – uma Missão de Empreendedorismo de 4 dias, a Dublin;
• “Water Shield”, desenvolvido pelos alunos Victor Borges e Paulo Ferraz, com orientação do professor Carlos Amaral, da Escola Secundária de Nelas, 2.º prémio – uma Missão de Empreendedorismo de 3 dias, a Barcelona;
• “Smart Bump”, desenvolvido pelos alunos Rodrigo Almeida, Gonçalo Barreiros, Danyil Korolchuk, com orientação do professor Roberto Sousa, da Escola Secundária de Penalva do Castelo, 3.º prémio – uma Missão de Empreendedorismo de 3 dias, a Madrid.
Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, esta iniciativa “continua a afirmar-se como uma ferramenta essencial de estímulo à criatividade e ao espírito de iniciativa dos nossos jovens. É uma aposta na geração futura e no potencial transformador do conhecimento e da inovação, que fazemos questão de promover todos os anos e que gera grande adesão e entusiasmo por parte dos nossos alunos e de toda a comunidade educativa”.