Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo durante o fim de semana, devido à previsão de temperaturas elevadas, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso aplica-se desde hoje, às 09h00, até domingo, à meia-noite, nos distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja e Portalegre. Os restantes distritos entram em aviso amarelo a partir das 09h00 de sábado, prolongando-se até à meia-noite de domingo.

Segundo o IPMA, o calor intenso deve-se à intensificação de um anticiclone sobre os Açores, que promove o transporte de uma massa de ar quente e seco, de origem continental, sobre a Península Ibérica. As temperaturas máximas deverão ultrapassar os 30 graus Celsius em quase todo o território, podendo atingir os 40 graus em zonas do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro.

Na faixa costeira ocidental, a brisa marítima poderá atenuar os valores, mantendo-os abaixo dos 30 graus em alguns locais. As temperaturas mínimas, por sua vez, deverão situar-se acima dos 20 graus em diversas regiões, sobretudo no sul, vale do Tejo e Beira Baixa.

Para o arquipélago da Madeira estão previstas máximas próximas dos 30 graus, especialmente na vertente sul e áreas montanhosas, com mínimas a rondar os 20 graus, exceto nas zonas de maior altitude, onde oscilarão entre os 15 e os 20 graus.

O IPMA alerta ainda para a possibilidade de algumas regiões do continente entrarem em onda de calor, embora não se prevejam valores próximos dos máximos históricos registados no país.

A radiação ultravioleta (UV) também estará em níveis muito elevados em todo o território nacional, incluindo os arquipélagos da Madeira e Açores, pelo menos até segunda-feira. A entidade recomenda a utilização de óculos de sol com proteção UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, evitando a exposição direta das crianças ao sol.

A escala de radiação UV vai do nível baixo ao extremo, sendo que este episódio deverá manter-se nos patamares de risco muito elevado.