Em 1 de agosto de 2023, Portugal tinha mais de 12.000 casas de luxo no mercado, com preços superiores a um milhão de euros. A maioria destas propriedades está concentrada nos distritos de Lisboa, Faro e Porto, que juntos representam 81% do total de casas anunciadas nesta faixa de preço. Lisboa lidera com 44,6% das casas, seguida por Faro (24,9%) e Porto (11,2%).

Setúbal e a ilha da Madeira também têm uma presença significativa, com 5,2% e 4,3%, respetivamente. Outros distritos como Leiria, Évora, Braga e Santarém têm uma representação menor, variando entre 1,5% e 1,1% do total de casas de luxo. Abaixo de 1% encontram-se distritos como Viana do Castelo, Aveiro e Beja, entre outros.

A ilha de Porto Santo é a região com menos casas de luxo, contando apenas com uma propriedade acima de um milhão de euros. Outras ilhas como São Jorge, Santa Maria, Pico e Terceira também têm um número muito limitado de casas nesta categoria.

No que diz respeito às casas de luxo com preços superiores a três milhões de euros, existem 1.700 propriedades anunciadas no início de agosto, principalmente em Lisboa, Faro e Setúbal. Em Lisboa, estão localizadas 842 destas propriedades (49,5% do total), em Faro 495 (29,1%), e em Setúbal 113 (6,6%). O Porto e a ilha da Madeira também têm algumas destas casas, embora em menor número.

Vários distritos e ilhas do país, como Guarda, Pico, Porto Santo, Santa Maria, São Jorge e Terceira, não tinham nenhuma casa de luxo anunciada acima de três milhões de euros até 1 de agosto, conforme a análise do idealista.