A Polícia Marítima realizou, na manhã desta terça-feira, uma operação nacional de fiscalização à pesca da sardinha, com ações em várias zonas costeiras do país. A operação arrancou às 05:00 na Docapesca de Matosinhos, distrito do Porto, e teve como objetivo verificar o cumprimento das regras relativas à captura deste recurso marinho.

Em declarações à agência Lusa, o comandante regional da Polícia Marítima do Norte, Rui Lampreia, explicou que estão a ser fiscalizados os tamanhos mínimos das sardinhas capturadas, as quotas disponíveis e os registos eletrónicos constantes nos diários de pesca dos barcos.

A ação contou com a participação de 10 operacionais apoiados por quatro viaturas e insere-se num esforço de controlo e sustentabilidade da atividade pesqueira, assegurando que a pesca da sardinha decorre dentro dos limites legais e ambientais definidos.

A operação envolve os três comandos regionais da Polícia Marítima — Norte, Centro e Sul — e visa garantir uma gestão equilibrada do stock de sardinha, um dos recursos mais importantes para a pesca nacional.