A Polícia Judiciária (PJ) lança hoje uma nova campanha de comunicação, destinada a sensibilizar o público sobre crimes relacionados com direitos de autor e crimes conexos, nomeadamente, acesso a conteúdos ilegais e pagos.

“Esta ação surge no âmbito dos esforços contínuos da PJ no combate ao crime informático e na proteção dos direitos de autor, alertando para os impactos económicos e legais do acesso e distribuição ilegal de conteúdos”, refere a PJ.

“A pirataria audiovisual tem impactos não apenas na economia mas também na segurança de quem a utiliza”, salienta.

“Além de comprometer a sustentabilidade da indústria, coloca também em risco a segurança dos utilizadores, expondo-os à partilha dos seus dados pessoais e possível roubo dos mesmos”, alerta.

A campanha será veiculada através de diversos meios, incluindo televisão e redes sociais, e visa informar a população sobre as penalizações legais associadas a esta prática criminosa, bem como à falta de segurança digital dos utilizadores que recorrem a serviços ilegais de transmissão.

Concretizando-se com dois filmes com o mote “Não é só um jogo. É crime. És criminoso?”, esta campanha conta com a criatividade da agência Tux&Gill e produção da Trix Produção Audiovisual.

“A pirataria audiovisual não é um crime sem vítimas. Afeta milhares de profissionais e coloca os utilizadores em risco, expostos a ciberataques e roubo de dados pessoais”, reforça a PJ.