Penamacor comemorou o Dia do Concelho no sábado, dia 1 de junho, com uma série de homenagens em uma sessão solene realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A cerimónia incluiu a atualização da Galeria dos Presidentes de Assembleia e de Câmara Municipais e a entrega de Medalhas de Mérito e Bons Serviços.

A sessão iniciou-se com a atualização da galeria dos presidentes e seguiu-se a entrega de Medalhas de Mérito Municipal – Grau Prata à Associação Desportiva Penamacorense (ADEP) e à Associação Desportiva e Cultural de Pedrógão de São Pedro, em reconhecimento pelos seus êxitos desportivos. Além disso, foram atribuídas Medalhas de Bons Serviços de Grau Prata a funcionários com 20 ou mais anos de serviço na Câmara Municipal e, pela primeira vez, aos bombeiros com 20 ou mais anos de serviço no Quadro de Honra e Quadro Ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor.

O Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, destacou a riqueza histórica do concelho, com mais de 800 anos de história. “Celebramos hoje o Dia do Concelho em Penamacor, um concelho com uma história muito rica e um património muito vasto. Esta é uma história que a todos nos deve enobrecer porque a história do território é a história das populações. Recordar estes 800 anos é recordar todos os nossos antepassados e todas as memórias do passado”.

António Luís Beites Soares também prestou homenagem a todos os autarcas que exerceram funções no concelho, destacando o seu trabalho em prol do bem comum. “Quero deixar uma palavra a todos os autarcas que exerceram funções no concelho, não só na Assembleia e Câmara Municipais mas nas Assembleias e Juntas de Freguesia, ao longo dos anos, porque o trabalho deles em prol do bem comum é merecedor do nosso apreço”.

O presidente elogiou ainda o trabalho das duas coletividades homenageadas, os funcionários da autarquia e os bombeiros medalhados, reconhecendo o esforço e dedicação de todos. “Sei que estas duas coletividades vão continuar a dignificar o nome do concelho apesar das muitas dificuldades. Um reconhecimento para todos os dirigentes associativos porque não é uma tarefa fácil. Muitos trabalham por amor à camisola e muito do trabalho é realizado ao fim-de-semana. Bem hajam também a todos os funcionários da autarquia porque trabalhar há pelo menos 20 anos na mesma instituição é de louvar. Uma última palavra a todos os bombeiros que passaram pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor. Ser Bombeiro é uma missão muito nobre. O meu apreço e gratidão”.

A cerimónia contou ainda com um momento musical a cargo do coro do Polo de Penamacor da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF).