
Entre 28 de julho e 5 de agosto, Vila Pouca de Aguiar transforma-se num verdadeiro palco de cultura, celebração e juventude, com momentos que prometem atrair visitantes: a Semana da Juventude, de 28 a 31 de julho, e as Festas em Honra do Divino Salvador, entre 1 e 5 de agosto.
A Semana da Juventude, entre 28 e 31 de julho, promete quatro dias de pura diversão, com atividades que envolvem dança, desporto, arte urbana, música ao vivo e muita interação. O evento tem inicio dia 28, com uma ação de plogging, na Lagoa do Alvão, a tarde é dedicada à música com demonstração de vários instrumentos musicais e uma Classband, da Banda Filarmónica do Pontido, a mais antiga do País, nas piscinas municipais. O Dia 29 é dedicado à dança e dia 30 ao desporto.
Um dos grandes destaques é o Sunset Color Party, no dia 31 de julho, um evento cheio de cor, música e boa energia — com inscrição gratuita — que promete pintar o final de tarde com tons de verão, na Praça João Paulo II. De forma a proporcionar uma competição saudável entre freguesias destaque, também no dia 31, para os “Jogos sem Fronteiras” que irão decorrer no Pavilhão Desportivo da vila.
Como é tradição nas aldeias e Vilas do Interior do país, também Vila Pouca de Aguiar tem uma grande festa, será entre 1 e 5 de agosto, em Honra do Divino Salvador. O arranque dá-se com o concerto de Miguel Araújo, na sexta-feira, 1 de agosto, seguido da Banda Kampus.
Durante o dia de sábado, às 17h, tem lugar o Arrastão da Grande Pedra, uma tradição que transporta para a exploração de granito, uma das principais atividades económicas do território e, um dos elementos mais fortes da paisagem deste destino.
À noite, sobre ao palco, Pedro Abrunhosa, num concerto que ficará, com certeza, na memória de várias gerações. A festa continua com os DJs Cromos da Noite.
No domingo, 4 de agosto, o ambiente torna-se mais solene com a missa e a procissão em Honra do Divino Salvador durante a tarde e, à noite culmina com um vibrante duelo de bandas filarmónicas.
Segunda-feira traz um toque de glamour e criatividade com a aguardada eleição da Miss Capital do Granito 2025, enquanto, terça-feira, se encerram as festas com um desfile de concertinas, prolongando a animação até ao último acorde — uma despedida à altura da alma transmontana.