O concelho de Palmela está a assinalar o Dia Municipal do Bombeiro 2025 com um conjunto de iniciativas que se estendem até 25 de maio, este ano sob o lema “Bombeiros, garantia de segurança para a população”.

O programa inclui vários simulacros de sismo em escolas básicas e jardins-de-infância do concelho, com a participação de bombeiros e da GNR, promovendo a sensibilização e a preparação da comunidade escolar para situações de emergência.

As II Jornadas de Risco Biológico, inicialmente marcadas para 17 de maio no Cine-Teatro S. João, foram adiadas, estando nova data ainda por anunciar.

As comemorações culminam no dia 25 de maio com a tradicional Sessão Solene de Homenagem aos Bombeiros do Concelho, no Centro Comunitário de Águas de Moura. Nesta cerimónia será entregue a Medalha Municipal de Comportamento Exemplar 2025 a bombeiros que se distinguiram por 15, 20 ou 25 anos de serviço com dedicação e mérito.

O dia começa às 8h00 com o hastear de bandeiras nos quartéis de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura, ao som do toque de sirene. Segue-se, às 10h30, a receção às entidades oficiais, um desfile apeado e motorizado às 10h45 e, por fim, a cerimónia solene às 11h00, encerrando com um almoço de convívio entre os bombeiros, autarcas e dirigentes locais.

A organização é da Câmara Municipal de Palmela e das três associações humanitárias de bombeiros do concelho, com apoio da Palmela Desporto, E.M. e da Casa Ermelinda Freitas. Este ano, a coordenação do programa central está a cargo da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Águas de Moura, seguindo o modelo rotativo instituído.

A iniciativa enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando-se os objetivos 4 (Educação de Qualidade), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 13 (Ação Climática).