A 41ª edição da Ovibeja vai realizar-se entre os dias 30 e abril e 4 de maio e vai contar com um programa «para todos os públicos» e várias novidades.

Segundo a Associação de Agricultores do Sul (ACOS), a feira vai prender-se na ligação «entre o campo e a cidade» e na «produção agrícola associada às novas tecnologias e à Inteligência Artificial».

O Pavilhão Inovação e Tecnologia, localizado no Campo da Feira, vai oferecer palestras e discussões especializadas com foco em projetos nacionais e internacionais, mas vai também ser palco de quatro campos de demonstrações de equipamentos de parceiros e expositores.

Este ano, a feira vai contar com um Pavilhão “Caça, Natureza e Biodiversidade” que inclui várias iniciativas ligadas a algumas tradições rurais.

O Espaço Aprender + vai decorrer em três zonas distintas e vai apresentar várias atividades, como oficinas sobre o ciclo da lã, do mel, do azeite, agropecuária e sustentabilidade, e ainda iniciativas culturais que integram música e dança.

Entre as atividades culturais e recreativas destaca-se ainda o já habitual grande encontro do cante alentejano através da iniciativa O Comboio do Cante, mas também as iniciativas integradas no programa cultural da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).

Contando com mais de mil expositores e «a aguardar a presença de mais de 100 mil visitantes», a Ovibeja vai apresentar no Parque de Feiras e Exposições de Beja que, em 10 hectares de infraestruturas cobertas e descobertas, acolhe vários espaços temáticos.

Em relação ao cartaz, a ACOS destaca as atuações de Bárbara Bandeira (30 de abril), Bandidos do Cante (1 de maio), Slow J (2 de maio) e Miguel Araújo (3 de maio).

A aquisição de ingressos diários ou livre-trânsito pode ser feita da BOL ou nos locais habituais, como a FNAC, Worten, CTT ou no site da Ovibeja, em www.ovibeja.pt