Comemorações do Dia do Município integram espetáculo comunitário e diversos momentos musicais no Festival do Pão de Ló de Ovar.

Com o objetivo de promover a participação cultural e proporcionar momentos de encontro e partilha entre os munícipes, as comemorações do Dia do Município de Ovar integram diversos momentos culturais. Em destaque um espetáculo único que junta em palco Virgul e uma Orquestra e um Coro Municipal, constituída por cerca de 50 ovarenses.

A este momento juntam-se os espetáculos integrados no Festival do Pão de Ló de Ovar, num programa musical de excelência. A autarquia, em parceria com a Associação de Produtores de Pão de Ló de Ovar, contribui para a promoção de um produto endógeno de referência, reconhecendo a sua importância para a valorização cultural e económica do concelho.

No domingo, 27 de julho, continuam as comemorações do Dia do Município de Ovar. A Praça da República será palco de um concerto inédito e os ovarenses serão os grandes protagonistas. Virgul junta-se a uma orquestra com 34 músicos, que integra elementos da Banda Sinfónica de Ovar e da Sociedade Musical Boa União e a um coro de 15 vozes do Orfeão de Ovar.

Em destaque o talento vareiro, num repertório audaz que, com direção artística e arranjos de João Martins, cruza grandes êxitos e a força da música sinfónica. O concerto está marcado para as 22h00 e é de entrada livre.

“Promover uma cultura participativa, que valoriza as características únicas do nosso território e dá novas oportunidades de conhecimento e aprendizagem às pessoas e agentes culturais do território tem sido uma das linhas mestras da programação cultural do Município de Ovar, em especial no Dia do Município, em que faz todo o sentido que sejam os ovarenses os grandes protagonistas”, frisa Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, defendendo a importância de integrar momentos culturais nas comemorações do feriado municipal.

“Promovem o encontro, a partilha e a união e são um motor importante para a dinamização do concelho”.

Integrado nas comemorações do Dia do Município está também o Festival do Pão de Ló de Ovar, que se realiza no Jardim Almeida Garrett de 24 a 27 de julho.

Quatro dias de festa, sabores e cultura no coração de Ovar. “O Pão de Ló de Ovar promove a identidade vareira como nenhum outro”, explica Domingos Silva, destacando que “este doce de excelência é um produto único, com certificação, que leva o nome do território a todo o país” e é também “um apetecível cartão de visita”, acrescenta, na medida em que “só em Ovar é possível degustar”.

Música e animação não vão faltar. No primeiro dia do festival, 24 de julho, destaque para o concerto da Banda Alta Mente, às 21h30. No dia seguinte, 25 de julho, Dia do Município, o encontro volta a estar marcado, num serão que conta com um DJ Set, às 18h00 e o concerto de Soraia Tavares, às 21h30.

Já no sábado, o fado está em destaque. Às 16h00, imperdível são as “Conversas à Volta do Fado”. Seguem-se dois concertos: Miguel Xavier Quarteto, às 18h00 e Pedro Moutinho, às 21h30. As celebrações terminam, nos três dias, às 23h00, com o Dj Edgar Marquez. No último dia do Festival a festa arranca com o Desfile das Melindrosas, às 14h30. A tarde continua em festa com Sonhos de Violeta, às 15h00. Tempo, ainda, para o concerto de Swaly, às 17h00 e, para encerrar em grande, o Dj Theorem, às 18h00.