O Município de Ourém foi palco, no dia 22 de maio, da cerimónia comemorativa do 149.º aniversário do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Santarém. A celebração solene contou com a presença da Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, bem como de diversas entidades civis e militares.

As comemorações tiveram início com o hastear da Bandeira Nacional, seguido de uma celebração eucarística na Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Junto ao Teatro Municipal de Ourém (TMO), realizou-se uma formatura que contou com a participação simbólica de um grupo de “pequenos polícias” de escolas do concelho, num momento marcado pela proximidade entre as forças de segurança e a comunidade educativa.

A Sessão Solene teve lugar na Sala Principal do TMO, na presença do Diretor Nacional da PSP, Luís Carrilho, do Comandante Distrital de Santarém, Luís Serafim, e do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque. A cerimónia foi enriquecida com atuações do Conservatório de Música e Artes do Centro e da Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém.

Durante as intervenções oficiais, o Comandante Distrital, Luís Serafim, traçou um panorama histórico do Comando de Santarém, destacando os desafios e metas para o futuro, sublinhando que este é o terceiro maior comando do país em termos de área geográfica. Já o autarca oureense manifestou orgulho pela escolha de Ourém como local da cerimónia e destacou o papel essencial da PSP na segurança e bem-estar das populações. Aproveitou ainda para apelar à reorganização das forças de segurança no concelho, à necessidade de mais efetivos e reafirmou a disponibilidade para implementar um sistema de videovigilância na cidade.

O Diretor Nacional da PSP enalteceu o apoio das autarquias como peça fundamental para o sucesso da missão da PSP e destacou o trabalho de excelência desenvolvido pelo Comando de Santarém. A Ministra Margarida Blasco encerrou as intervenções com um reconhecimento ao profissionalismo da PSP, reafirmando o compromisso do Governo com o reforço do recrutamento, formação e valorização da polícia.

A cerimónia culminou com a entrega de distinções e louvores a vários elementos da PSP, terminando com a entoação do Hino Nacional. Seguiu-se um almoço convívio com a presença de diversas entidades locais e representantes das forças de segurança.