
A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, levou a cabo, no dia 25 de junho, uma operação de grande envergadura nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto, resultando na detenção de dois indivíduos em flagrante delito por suspeitas de tráfico de substâncias e métodos proibidos, associação criminosa e branqueamento de capitais.
A operação, designada “Adónis”, envolveu o cumprimento de 11 mandados de busca, domiciliárias e não domiciliárias, e culminou na apreensão de três viaturas de gama alta e de diversos elementos de prova considerados cruciais para a investigação em curso, tanto em suporte físico como digital.
Esta ação policial surge na sequência de uma operação semelhante realizada em agosto de 2024, em cooperação com as autoridades alemãs e espanholas, que resultou na detenção de quatro suspeitos. Nessa fase inicial foram apreendidas milhares de embalagens de substâncias anabolizantes — orais e injetáveis —, estimulantes sexuais, agulhas, material de expedição, equipamentos informáticos, 50 mil euros em numerário, material de proteção pessoal, duas viaturas de gama alta e um bastão de madeira.
Os dois suspeitos agora detidos foram presentes ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação. A investigação prossegue no sentido de apurar a total dimensão da rede criminosa e responsabilizar todos os envolvidos.