
O Concurso de Hip Hop, promovido pelo Município de Ílhavo, vai para o palco esta sexta-feira, 23 de maio, às 21 horas, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. No total, são 61 participantes, distribuídos por oito grupos, a disputar os primeiros lugares.
O concurso tem a particularidade de reunir bailarinos com um intervalo etário bastante alargado, entre os 9 e os 42 anos, e de incluir, entre os oito grupos concorrentes, um grupo de pessoas portadoras de deficiência, provenientes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu.
Os concorrentes serão avaliados por um júri, constituído por três elementos. Bboy Magik, bailarino desde o ano 2000, participou em várias competições nacionais e internacionais, enquanto elemento da Crew Aveiro Breakers e da Momentum Crew e, desde 2015, dedica-se à formação de atletas. Luísa Silva é coreógrafa, professora de dança e fundadora do Atelier DDX. O terceiro elemento do júri é Mariana Ramos, vereadora da Cultura e Criatividade da Câmara Municipal de Ílhavo.
Para avaliação dos concorrentes, o júri terá em conta critérios como originalidade, criatividade, performance e técnica. Os vencedores receberão um prémio monetário a atribuir aos três melhores grupos: 500 euros para o vencedor, 250 para o segundo classificado e 150 para o terceiro.
O Concurso de Hip Hop será apresentado por Luísa Vilarinho, uma jovem munícipe da Gafanha da Encarnação, estudante da área da Comunicação. No intervalo, entra em palco SKIDOW, músico, também do Município de Ílhavo.
Afiliado desde 2014 ao grupo CNK e à editora discográfica TunnelRecords, SKIDOW, a.k.a. VASKID, é um jovem rapper e produtor ilhavense, versátil no universo da música Hip-Hop. Nas suas criações aborda e explora diversos subgéneros do Rap, como o clássico Boom-bap, Drill, Trap e ainda outros alternativos provenientes das suas inspirações e experiências enquanto produtor.
A entrada no espetáculo é gratuita. Os bilhetes estão disponíveis na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.