A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) realizou, no dia 21 de março, a tomada de posse da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira (PPRSA), numa reunião que teve lugar na sede da associação.

O encontro contou com a presença de Jorge Ricardo, Paulo Pereira e Nuno Pinto, respetivamente presidente da Câmara Municipal de Amarante, presidente da Câmara Municipal de Baião e vice-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, que passaram a integrar formalmente o órgão.

Na sequência da instalação da comissão, foi eleito como presidente da Comissão Diretiva o presidente da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Ricardo, cujo mandato decorrerá em simultâneo com o período dos mandatos autárquicos. A este órgão compete a administração da PPRSA, a implementação das medidas de gestão e a garantia do cumprimento das normas legais e regulamentares. As reuniões ordinárias realizar-se-ão duas vezes por ano, podendo haver reuniões extraordinárias por convocação do presidente.

No mesmo dia, tomou posse o Conselho Consultivo da PPRSA, um órgão de apoio e consulta na definição das diretrizes estratégicas da Paisagem Protegida. Este conselho é composto por 23 entidades, entre as quais a Assembleia Intermunicipal da AMDT, as Assembleias Municipais dos três municípios envolvidos, o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o TPNP – Turismo do Porto e Norte de Portugal, a CIM – Tâmega e Sousa, a CCDR-NORTE – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Norte e a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras organizações representativas.

A presidência do Conselho Consultivo foi atribuída a Maria Gorete Pinheiro, representante da Assembleia Municipal do Marco de Canaveses.

A Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira foi aprovada em Assembleia Intermunicipal da AMDT a 30 de março de 2023 e publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 166, de 28 de agosto de 2023. O seu principal objetivo é promover a conservação do património natural, cultural e paisagístico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do território.

Fotografia: Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT)