
A NASA convidou o investigador da Universidade de Évora, Sérgio Godinho, a contribuir para a missão espacial Earth Dynamics Geodetic Explorer (EDGE).
Segundo a instituição de ensino superior, em comunicado, sublinha que o investigador vai «fornecer um parecer de apoio à missão», num convite que «consolida o seu reconhecimento internacional no campo da tecnologia LiDAR espacial aplicada à monitorização ambiental».
A universidade destaca também que a agência espacial «reconheceu o extenso trabalho» de Sérgio Godinho, «com as missões ICESat-2 e GEDI – dois projetos de referência que avançaram significativamente o nosso entendimento sobre a estrutura tridimensional dos ecossistemas, na estimativa da biomassa e stocks de carbono».
«O convite posiciona o investigador como uma voz fundamental na avaliação da relevância científica e técnica da missão EDGE, uma iniciativa inovadora que promete revolucionar as capacidades de observação da Terra.», acrescenta a nota.
«Ser reconhecido pela NASA através de um convite para apoiar a missão EDGE é uma honra incrível», afirma o investigador Sérgio Godinho.
«Esta missão tem o potencial de transformar a forma como monitorizamos os ecossistemas do nosso planeta, oferecendo informação crítica para a conservação, ações climáticas e gestão sustentável do território», acrescenta.