
O Município de Vila Velha de Ródão está a implementar uma campanha de esterilização de animais errantes, com o objetivo de controlar a população animal no concelho de acordo com as melhores práticas da atividade.
A iniciativa, em conformidade com a Lei n.º 27/2016, de 23 de agosto, enfatiza a esterilização como meio prioritário para controlar a população de animais errantes. A campanha tem sido direcionada para colónias de animais errantes no concelho, seguindo o método CED – Capturar-Esterilizar-Devolver.
O método CED é uma abordagem humanitária e eficaz para o controlo de colónias de gatos e para a redução das populações felinas selvagens. Este processo envolve a captura dos animais, a sua esterilização, identificação através de um pequeno corte na orelha esquerda e, por fim, a devolução dos animais ao seu habitat natural.
A comunidade é alertada para não interferir no processo, caso avistem gaiolas para captura de animais errantes, uma vez que estes serão recolhidos apenas para esterilização e devolvidos aos locais de origem após o procedimento. Além disso, o Município de Vila Velha de Ródão solicita que sejam identificadas quaisquer colónias de animais errantes através de comunicação escrita, por e-mail (geral@cm-vvrodao).